Helicóptero bate recorde de velocidade e atinge 480 km/h

Imagem de: Helicóptero bate recorde de velocidade e atinge 480 km/h

(Fonte da imagem: Reprodução/Eurocopter)

Quando pensamos em helicópteros, temos que ter em mente que eles não foram criados para atingir altíssimas velocidades, mas sim para sobrevoar regiões e dinamizar o deslocamento em algumas situações. Entretanto, é claro que helicópteros militares e também com outras finalidades podem realmente precisar de mais do que isso. Por essa razão, há algum tempo vem sendo estudada uma forma de deixá-los mais rápidos.

Agora, um novo helicóptero produzido pela Eurocopter está arrancando suspiros de diversos apaixonados por voo. Trata-se do Eurocopter X3 — baseado em outro da mesma companhia, o Eurocopter EC155 —, que pode oferecer velocidades muito maiores do que a média dos helicópteros atuais. Utilizando cinco hélices (a principal e mais quatro auxiliares), o Eurocopter X3 conseguiu atingir a marca de 482 km/h.

(Fonte da imagem: Reprodução/Eurocopter)

No começo deste mês, outra marca também foi atingida. Durante 40 minutos, o equipamento conseguiu manter velocidades superiores aos 470 km/h. Isso aconteceu em uma bateria de testes realizada no sul da França. A empresa criadora do projeto ainda afirma que durante todo o tempo ocorreu muita estabilidade e pouca ou nenhuma vibração nos voos, o que é vital para a manutenção das viagens.

Para o CEO da Eurocopter, os novos helicópteros X3 devem começar a ser produzidos comercialmente no inicio da década de 2020. Estima-se que cada helicóptero possa abrigar até 19 passageiros, mas no meio da mesma década é possível que esse número aumente para cerca de 30 ou 40 passageiros. Será que a Eurocopter vai conseguir fazer tudo o que deseja?

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.