O grupo Comcast-NBCUniversal anunciou que está preparando uma contraproposta para competir com a Disney pela compra de parte da Fox.

A Comcast rivalizou com a Disney no final do ano passado por um acordo com a Fox (antes da negociação vir a público), mas teve sua oferta superada pela casa do Mickey Mouse naquela ocasião.

A Disney acertou, no final de 2017, a compra da 20th Century Fox Film & TV, mais os canais da FOX na TV por assinatura como FX Networks, National Geographic e outros 200 canais internacionais por US$ 52,4 bilhões.

O acordo, no entanto, ainda precisa passar por regulação do governo e uma análise em respeito às leis antitruste.

Segundo analistas da indústria, o conglomerado Comcast está esperando para ver o resultado da votação do governo no caso da fusão da AT&T / Warner no próximo dia 12 de junho, que deverá indicar um caminho sobre futuros acordos do mercado, para então fazer sua proposta pelos produtos e marcas da Fox.

Tudo indica que a oferta da Comcast será de US$ 60 bilhões em dinheiro, e não em ações como propõe a Disney.

Há especialistas que dizem que a Disney mantém uma vantagem sobre a negociação pela maneira como os produtos Fox seriam integrados na empresa, mas outros analistas indicam que a contraproposta da Comcast será mais bem vista pelos órgãos reguladores, no que se refere à manutenção de um cenário leal de concorrência do mercado.

Em comunicado, a Comcast informou que “está em estágios avançados de preparação para fazer uma oferta aos produtos que a Fox concordou em vender para a Disney". Ainda que nenhuma decisão ou valor tenha sido tomada, “qualquer oferta para a Fox será totalmente em dinheiro e com valor acima da atual oferta de ações da Disney”, revelou o conglomerado.

A Comcast é um dos maiores conglomerados de mídia e entretenimento dos Estados Unidos, que engloba empresas famosos com os estúdios Universal e a rede de TV NBC.

Já a Walt Disney Company possui os estúdios Disney (incluindo as marcas Marvel, Pixar e Star Wars), além da emissora ABC, entre outros produtos.

Relembre: Negócio fechado: Disney compra 20th Century Fox Film & Television