Conheça o AVA 500, um robô de telepresença desenvolvido pela iRobot

Imagem de: Conheça o AVA 500, um robô de telepresença desenvolvido pela iRobot

Você se lembra do AVA, uma estranha máquina com um iPad acoplado capaz de detectar seus movimentos e seguir você por todos os cômodos da casa? O dispositivo, desenvolvido pela iRobot e exibido pela primeira vez durante a CES 2011, acaba de ganhar um modelo atualizado projetado em parceria com a Cisco. Estamos falando do AVA 500, um robô de telepresença voltado para o mercado corporativo e educacional.

Dotado de uma tela LCD de 21,5 polegadas e uma webcam de alta resolução, o aparelho é capaz de movimentar-se de forma autônoma e responder a gestos humanos através de sensores semelhantes aos empregados no Kinect, da Microsoft. O que mais chama a atenção é que o AVA 500 pode alternar entre sua forma “de pé” e “sentada”: o monitor é capaz de deslizar para cima e para baixo de acordo com a necessidade.

O mais interessante são as aplicações para este curioso invento, que pode atuar como um “corpo artificial” para videoconferências, por exemplo. Assim, um professor pode dar aulas mais realistas à distância, assim como um presidente de uma companhia pode ficar sempre de olho nos seus funcionários (locomovendo-se remotamente pelo escritório e enxergando tudo através da webcam).

A previsão é que o AVA 500 passe a ser comercializado a partir do ano que vem custando pelo menos US$ 2,5 mil (cerca de R$ 5 mil sem adição de impostos).

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.