No futuro, câmeras podem não precisar de lentes

Imagem de: No futuro, câmeras podem não precisar de lentes

(Fonte da imagem: Reprodução/MIT Technology Review)

Se você não é adepto da fotografia pinhole, todas as câmeras que você usou em sua vida contavam com uma lente para focar nos objetos a terem suas imagens capturadas. Entretanto, para os criadores do projeto Bell Labs, no futuro as câmeras fotográficas podem ser muito diferentes, sendo capazes de fazer imagens sem qualquer conjunto de lentes.

O conceito é baseado em duas partes distintas. Uma delas utiliza um painel de LCD como uma grade cheia de aberturas capazes de captar a luz. Essas aberturas seriam de tamanhos e posições variáveis. A segunda parte seria um sensor – um chip para processar a imagem.

Para fazer as fotos, a câmera registraria a luz ao capturar amostras aleatórias e relacionaria todos os dados, formando a imagem final. Por enquanto, o sistema demora um pouco mais do que os equipamentos atuais de fotografia, já que exige dezenas de processos no lugar de uma simples abertura de obturador.

Outro problema do projeto está na qualidade das imagens, que acaba ficando muito atrás do esperado para a tarefa. De qualquer forma, os pesquisadores estão empenhados em elaborar mais o projeto, deixando o Bell Labs pronto para ser aplicado em gadgets portáteis, por exemplo.

Enquanto equipamentos profissionais dificilmente se beneficiariam da tecnologia (as lentes oferecem importantes controles, como o foco), um equipamento sem lentes seria a solução para a fabricação de aparelhos mais compactos e muito mais baratos.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.