Relógio mais preciso do mundo é criado por físicos nos Estados Unidos

Imagem de: Relógio mais preciso do mundo é criado por físicos nos Estados Unidos

(Fonte da imagem: Fiddle Oak)

Físicos do Instituto Nacional de Padrões e Tecnologias dos Estados Unidos, localizado na cidade de Boulder, revelaram hoje a criação do relógio mais preciso já criado. O dispositivo é capaz de medir o tempo em um nível fracionário de 1018, o equivalente a especificar a idade do Universo com erro de no máximo 1 segundo.

A medição de tempo não se dá de forma aleatória: a medição de 1 segundo está ligada à frequência de um átomo. Dessa forma, obter um método preciso para a medição de tempo não é algo simples, pois interferências no campo elétrico poderiam afetá-la. Mesmo que os erros sejam minúsculos, eles não permitem 100% de precisão.

Medição à prova de erro

A equipe do físico Andrew Ludlow, porém, desenvolveu um método para superar este problema. Ela utilizou uma técnica conhecida como “relógio de rede óptica” e, por meio do disparo de um laser em um espelho, conseguiu criar um padrão de onda de luz que forma uma rede que aprisiona átomos de ytérbio.

O passo seguinte foi pegar tais átomos e liberá-los rapidamente com diferentes lasers, permitindo a medição da frequência de elétrons. A nova ferramenta permite a medição de tempo de forma mais sensível, captando o desvio para o vermelho do campo gravitacional — fenômeno em que o tempo se desloca mais lentamente sob forças gravitacionais mais intensas.

Na sua vida cotidiana, a nova descoberta pode parecer completamente irrelevante. Entretanto, em medições aplicadas à geologia, hidrologia, meteorologia e outras ciências naturais, a ultraprecisão apresentada pela nova técnica pode fazer bastante diferença.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.