Como é estar no olho de um tornado que gira a cerca de 250 km/h? [vídeo]

Imagem de: Como é estar no olho de um tornado que gira a cerca de 250 km/h? [vídeo]

Estar em meio a uma tempestade não parece ser uma situação que agrade às pessoas comuns, mas é algo que realmente empolga alguns. É o caso de Brandon Ivey e Sean Casey, que publicaram um vídeo inédito no início desta semana. Nas filmagens, é possível ver a violência de um tornado que atinge velocidades próximas aos 250 km/h. E o mais incrível de tudo: isso acontece diretamente da parte interna do tornado.

É praticamente impossível conseguir enxergar qualquer coisa que esteja ocorrendo por perto, tamanha a violência dos ventos e da água das chuvas, que está sendo arrastada junto com o tornado. Por causa do poder da ventania, o microfone da câmera utilizado nas gravações não consegue capturar tudo o que acontece e é por isso que você só conseguirá ouvir alguns chiados e travamentos quando assistir ao vídeo.

Como é possível chegar tão perto?

É claro que um carro comum seria arrastado facilmente pelos ventos violentos, mas os dois cinegrafistas já mencionados possuem um equipamento criado especialmente para evitar acidentes. Trata-se do TIV — Tornado Intercept Vehicle —, que possui mais de 6 mil quilos e é utilizado para que os dois consigam capturar imagens nos mais incríveis tornados que puderem ser alcançados.

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

O vídeo que ilustra esta matéria foi capturado durante uma tempestade terrível que aconteceu no estado do Kansas (Estados Unidos) na última semana. Para as capturas, são utilizadas câmeras de altíssimo desempenho e torres de filmagens produzidas pela IMAX.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.