Android: como enviar arquivos do computador para o seu smartphone

Imagem de: Android: como enviar arquivos do computador para o seu smartphone

Transferindo arquivos para o Android (Fonte da imagem: iStock)

Embora vários computadores modernos possuam rede Bluetooth (especialmente notebooks), algumas vezes você pode enfrentar dificuldades para conectar os seus dispositivos móveis à máquina. Da mesma forma, nem sempre você pode ter um cabo USB à mão quando for necessário transferir arquivos de uma máquina para o seu Android.

Por isso, é sempre útil ter uma solução alternativa para realizar a tarefa. Inclusive, há um programa bem simples e leve para o Windows e para o Android, chamado qrSend, capaz de fazer a transferência de arquivos de maneira rápida e fácil. Quer saber como utilizar o aplicativo? Acompanhe o tutorial abaixo.

Pré-requisitos:

Começando a transferência

O qrSend, como já citado, é um programa que serve para ajudá-lo a realizar a transferência de documentos de um computador para um Android. A primeira coisa que você deve observar na hora de utilizar o programa é que ambos os aparelhos precisam estar conectados pela mesma rede WiFi, caso contrário, não há como fazer a tarefa.

Concluída a instalação de todas as aplicações necessárias, não é preciso fazer qualquer tipo de configuração manual para começar o processo. Da mesma maneira, você não precisa se preocupar em abrir exceções de segurança no Firewall do Windows. Para enviar um arquivo para o seu Android, o primeiro passo consiste em localizar o documento desejado.

Em seguida, clique nele com o botão direito do mouse e selecione a alternativa “Enviar para”, clicando, a seguir, em “qrSend”.

Preparando o envio (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, o programa gera um código QR que passa a ser exibido na tela.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Então, basta acessar o qrSend no seu Android, clicar no ícone na forma de uma câmera e focalizar o QR gerado no computador. Uma vez que o aparelho reconheça a imagem, a transferência do arquivo é imediatamente inicializada.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Você pode acompanhar o procedimento em tempo real no seu Android e ele costuma ser bem rápido, mesmo para documentos um pouco maiores. Prontinho! Agora, você já conhece uma alternativa muito prática para você transferir arquivos do computador diretamente para o seu smartphone ou tablet.

Dessa forma, você não precisa se preocupar em fazer pareamento dos dispositivos ou sair em busca de um cabo para ligar o aparelho ao PC. Porém, vale lembrar-se de que o aplicativo não faz o caminho contrário. Ou seja, não há como transferir documentos do Android para o computador.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.