Falha no iTunes permite que álbuns sejam baixados antes do lançamento

Imagem de: Falha no iTunes permite que álbuns sejam baixados antes do lançamento

Daft Punk também sofreu com vazamentos recentes (Fonte da imagem: Reprodução/Daft Punk)

Um dos maiores serviços de distribuição de conteúdo digital da atualidade é o iTunes, responsável pela venda de músicas dos mais variados estilos. Mas, ao contrário do que se imaginava, ele não é o sistema mais seguro do mundo. Calma, isso não quer dizer que sua conta foi exposta, mas sim que os artistas podem estar sendo prejudicados por uma falha de segurança no sistema.

Utilizando uma ferramenta de monitoramento de requisições, usuários conseguem encontrar URLs secretas de discos que ainda não foram lançados, mas que já estão sendo vendidos — em sistemas de pré-venda. Em poucos minutos, qualquer pessoa conseguiria encontrar os links corretos e realizar o download dos álbuns, que ainda contavam com qualidade total — Daft Punk (foto) teve o disco “Random Access Memories” vazado dessa forma.

Isso prejudica os artistas por dois grandes motivos ligados à pirataria. O primeiro e mais óbvio é a pirataria propriamente dita, pois isso permite que os downloads sejam realizados de uma maneira gratuita e ilegal. O segundo é o fato de que o vazamento das músicas pode chamar a atenção dos fãs, que acabam realizando os downloads por curiosidade.

A Apple ainda não se manifestou a respeito do assunto, mas é possível que ela realize atualizações rapidamente no iTunes. Enquanto isso, os artistas torcem para que suas músicas em pré-venda não sejam vazadas para os consumidores.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.