O que esperar do Google I/O 2013

Imagem de: O que esperar do Google I/O 2013

(Fonte da imagem: Divulgação/Google)

Maior evento individual de apresentações e palestras da empresa, o Google I/O edição 2013 chega com grande responsabilidade: superar o que foi apresentado nas conferências do ano passado – ou seja, a revelação do Nexus 7, o Android 4.1 (Jelly Bean), novidades para o Chrome e, claro, a apresentação de tirar o fôlego do Google Glass.

De 15 a 17 de maio, os olhos do mundo da tecnologia estarão voltados para o Moscone Center, em San Fransisco, nos Estados Unidos. Além de uma apresentação principal, que é sempre o evento mais aguardado, a empresa preparou palestras para discutir seus principais serviços, como Google Maps, Google Chrome e YouTube, entre outros.

Mas o que a Google terá nos reservado de especial para o Google I/O 2013? Devemos esperar novos tablets e smartphones ou apenas tecnologias para esses aparelhos? É hora de conhecer nossos palpites – e algumas pistas deixadas pela empresa.

Novo Android

(Fonte da imagem: Divulgação/Google)

É quase certo que o Android terá uma nova versão anunciada no evento. O problema é que ninguém sabe qual: é muito improvável que o sistema operacional da Google pule direto para o 5.0 (Key Lime Pie), fazendo com que as apostas sejam em um novo Jelly Bean, agora 4.3.

O maior argumento para isso é que muitos aparelhos ainda nem chegaram à atualização 4.0 ou 4.1 – e lançar mais uma, apenas para os gadgets de elite, fragmentaria ainda mais o próprio mercado.

Nexus 5

Por causa dos problemas causados pelo furacão Sandy no ano passado, o LG Nexus 4 foi anunciado fora de um evento oficial da Google – mas nem por isso deixou de receber destaque. O aparelho recebeu vários elogios e, mesmo com menos de um ano de vida, já pode ganhar um sucessor.

Apesar do sucesso na parceria com a LG, a Google pode surpreender e mudar a fabricante para o modelo Nexus 5– e a HTC é uma das favoritas para assumir o posto. Os rumores mais fortes falam das seguintes especificações:

  • Processador quad-core Snapdragon 800
  • 2 GB ou 3 GB de memória RAM
  • Conectividade 4G
  • Câmera de 16 MP
  • Bateria de 3.300 mAh

Já um possível Nexus 11, fabricado pela Samsung, não deve aparecer tão cedo.

Nexus repaginados

Caso o Nexus 5 não venha, os modelos já existentes podem receber novas versões. Um novo Nexus 4 pode ser anunciado com 32 GB e rede LTE.

(Fonte da imagem: Divulgação/Google)

Já o Nexus 7 pode chegar à segunda geração, com uma tela de aproximadamente 7,8”, processador Tegra 4 e tela em Full HD. Com o desempenho aumentando, espere também um preço mais salgado. Essa é talvez a aposta mais segura para o evento.

Por fim, um serviço que também leva o nome da linha pode voltar: o Nexus Q, que está em uma espécie de limbo na empresa. Ele foi inicialmente revelado no Google I/O de 2012 – e nada mais justo do que ressuscitá-lo neste ano.

X Phone

Um dos smartphones mais misteriosos da Google nos últimos tempos, o X Phone pode surpreender e aparecer no evento. Criado em parceria com a Motorola, o aparelho é cercado de rumores, aumentando a expectativa em torno de sua revelação. Esse talvez seja o palpite mais arriscado – mas, caso ele esteja certo, será uma das melhores notícias.

Babel

(Fonte da imagem: Reprodução/Techradar)

O curioso serviço de unificação de mensageiros da Google, que uniria todas as plataformas de comunicação da empresa, foi vítima de rumores apenas uma vez, em abril, mas pode ser outra surpresa. Junto com o serviço, caso o Babel realmente exista, espere revelações relacionadas para Chrome, Android, iOS e outras plataformas.

Google Now

Também apresentado no Google I/O 2012, o Google Now, assistente pessoal da empresa que concorre com a Siri, da Apple, pode ganhar novas funções e a tão esperada versão para iOS. A expectativa é grande, já que pouca coisa foi oficialmente discutida sobre o serviço ao longo do ano.

Google Glass: quando, onde, como?

(Fonte da imagem: Divulgação/Google)

O acessório mais comentado da empresa foi a estrela da conferência passada e pode ganhar detalhes mais específicos e mais uma apresentação ao vivo. O que o público mais espera, entretanto, é a divulgação de uma data de lançamento do Google Glass para o consumidor.

Os mais otimistas ainda apostam na revelação de aplicativos de renome desenvolvidos para o par de óculos. Um acessório totalmente novo, como um smartwatch, está fora de cogitação.

Central de jogos

(Fonte da imagem: Reprodução/Android Guys)

Um suposto convite para o evento fala em playground. A logomarca dele, com formas geométricas, remete a algo lúdico. Várias das palestras referentes ao Android têm como tema o desenvolvimento de jogos mobile. Mas o que isso tudo pode significar?

Tudo aponta para a revelação de uma central de jogos, mas não ficou claro o que seria essa plataforma e qual sua utilidade – entretanto, há quem sonhe com salas de games, chats, rankings e até desbloqueio de conquistas para Android.

Mais novidades

Com baixa expectativa para o Google I/O 2013, até dois novos Chromebooks são esperados no evento – mas nenhuma pista sobre especificações ou fabricantes apareceu até o momento.

Dois serviços podem ganhar uma cara nova. O Gmail pode ganhar um visual parecido com a versão dele para o iOS, com um novo painel de navegação, e o Maps, que terá até palestras próprias, pode ganhar um design mais futurista, filtros de pesquisa locais com base em recomendações do Google+ e o fim da barra lateral.

...

Fora as sessões que discutem os serviços da empresa em separado e com maior importância para desenvolvedores, a Google resolveu reunir todas as suas principais novidades em uma só keynote, com uma apresentação de três horas no primeiro dia do evento.

Fique ligado no Tecmundo no dia 15 de maio, das 13 às 16 horas (horário de Brasília), para um acompanhamento minuto a minuto da conferência.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.