Em novembro de 2017, o canal truTV exibiu o documentário The Problem With Apu (O Problema com Apu), do comediante e cineasta Hari Kondabolu, que fala sobre como o Apu, de Os Simpsons, tornou-se o personagem sul-asiático (ele é indiano) mais conhecido da cultura pop, ainda que seja uma animação. A polêmica vem do fato que Apu é um compilado de estereótipos, alguns mais ofensivos que outros.

No episódio do último domingo, dia 8 de abril, a animação da FOX fez referência ao caso indiretamente. Em uma cena, Marge e Lisa conversam sobre um antigo romance de fantasia que contêm termos politicamente incorretos. Na sequência, Lisa olhando diretamente para a câmera dizendo: “Algo que começou décadas atrás foi aplaudido e considerado inofensivo. Agora é politicamente incorreto. Fazer o quê?”. Marge então completa dizendo que as coisas seriam lidadas em “uma década futura”, se fossem. Na cena podemos ver uma foto emoldurada de Apu com a assinatura “não tenha uma vaca, cara”.

Assista ao vídeo do trecho do episódio abaixo:



O modo como Os Simpsons lidou com a situação não agradou em nada muitos fãs e internautas, incluindo o próprio Kondabolu, que foi ao Twitter expressar seu descontentamento com a série.

“Wow. “Politicamente incorreto?” É isso que eles entenderam do meu filme e da discussão que ele iniciou? Cara, eu realmente adorava esse programa. Isto é triste.”, disse o cineasta, acompanhando outro tweet com o trecho do episódio em questão.


Outros usuários também se manisfestaram usando a hashtag #TheProblemWithApu.

Os Simpsons é exibida aos domingos pela FOX.