Adobe MAX 2013: 12 ótimas novidades que podem se tornar realidade

Imagem de: Adobe MAX 2013: 12 ótimas novidades que podem se tornar realidade

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Ontem, como forma de encerramento do evento Adobe MAX, foram mostradas 12 funcionalidades completamente novas que estão em desenvolvimento pela empresa para implementação em seus softwares. Como estão em fase de testes, elas podem ou não ser lançadas.

Nós acompanhamos o evento a convite da Adobe, em Los Angeles, nos Estados Unidos. De forma muito bem-humorada, quem apresentou foram os atores Rainn Wilson (famoso pelo seriado "The Office"), Ben Forta (diretor) e Mary Lynn Rajskub (muito conhecida pela série "24 Horas").

Vale a pena conferir as novidades clicando em cada uma das imagens abaixo para vê-las em tamanho maior.

1. Project Mighty e Project Napoleon

Eric Natzke mostrou um aplicativo, a princípio desenvolvido para iPad, em que é possível selecionar a ferramenta a ser utilizada. Existem vários tipos de pincéis e recursos. A ideia é fornecer texturas, estilos e dar liberdade para criar e experimentar. É possível até mesmo fazer brushes utilizando fotos, proporcionando resultados bastante divertidos.

AmpliarPincéis personalizados com a caneta Project Mighty (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

2. Edge Reflow

Depois de ativar a pré-visualização em tempo real, não seria bom que os elementos pudessem ser identificados com facilidade? Pois nessa funcionalidade, é inserido um botão "Inspect". Basicamente, o que ele faz é mostrar onde está algo da pré-visualização (seja uma imagem, texto ou botão) dentro do código e vice-versa, iluminando-o.

AmpliarUma luz no código. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

3. Shake Reduction

Quando tiramos uma foto com tablets, há uma forte chance de a imagem sair toda tremida. Por isso, um recurso bastante interessante apresentado para o Photoshop CC é o "shake reduction", que acaba com esse problema. A ideia apresentada agora é a de um aplicativo para iPad capaz de consertar a fotografia direto no aparelho usando processamento da nuvem. Basta chacoalhar o tablet e voilà.

AmpliarFotos tremidas no tablet nunca mais. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

4. Intercâmbio de cores e luz

Sylvain Paris mostra como é possível usar uma foto como modelo para trocar cores de outra imagem. Dessa forma, você importa estilos de iluminação e coloração de qualquer fotografia com o clique de um mouse. Ainda existe a possibilidade de juntar todas as imagens em uma só e navegar por elas, aplicando mudanças. Isso pode ser usado em vídeos também.

AmpliarUse informações de luz e cor de uma foto como base. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

5. Animação em websites com facilidade

Já imaginou se, apenas com o clique do mouse, fosse possível realizar efeitos em elementos com javascript e HTML5? É isso que Noam Almoshino mostra. Basta selecionar qualquer imagem adicionada em uma página e aplicar efeitos totalmente automáticos, que incluem movimentos com giros, transições e até mesmo 3D.

AmpliarAnime qualquer imagem em códigos com a maior facilidade. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

6. Onde está o problema no código?

É possível inspecionar elementos javascript em um preview em tempo real e encontrá-los no código-fonte de maneira extremamente simples. Outro recurso é a geração de relatórios. Ao executar o teste e encontrar problemas, um relatório aparece diretamente ao lado da linha de código que está executando algo errado. Soluções podem ser feitas com o clique do mouse. Quem estiver interessado pode baixar o recurso no site Github.com - ele se chama "theseus".

AmpliarRelatório direto no erro. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

7. Transforme imagens em pinturas realistas

Quando você tenta transformar uma fotografia em uma pintura, você tem duas opções: desenhar por cima, ou aplicar um filtro. Como nenhuma das maneiras garantem um resultado bom, nem mesmo fácil, foi desenvolvido um método incrível.

O programa apresentado é como um stand-alone, funcionando fora do Photoshop. O que você precisa fazer é pegar um pincel que funciona como uma Clone Tool. Ao utilizá-lo, ele identifica elementos da foto original, mas pinta como tinta. Existem formas de ser bastante preciso, diminuindo a espessura e a área de captura para obter os melhores resultados.

AmpliarPinturas realistas com pincéis personalizados. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

8. Interatividade fácil em publicações digitais

A ideia do recurso a seguir é deixar qualquer revista digital muito mais interessante. Dentro do InDesign, basta selecionar uma área da página e escolher um efeito a ser aplicado. No exemplo apresentado, foi colocada neve caindo na frente da imagem. Outro recurso apresentado foi o de paralaxe. Ou seja, ao mexer o tablet, a imagem mudava, como um holograma.

AmpliarPublicações digitais com interatividade torna tudo mais interessante. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

9. Catálogo de roupas personalizável

Aqui a ideia é encontrar exatamente a peça de vestuário que você quiser. Basta usar uma roupa como ponto de partida e começar a esticar as pontas, colorir e moldar na forma que você quer. Em instantes, o catálogo na tela muda e mostra para você todas as vestimentas que melhor estão de acordo com o que você modificou.

AmpliarBusque a roupa perfeita para você. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

10. Converta características de imagens em CSS

A partir de um projeto de layout que foi criado no Photoshop, é possível utilizar Code Hints, que mostram a fonte que foi utilizada, por exemplo. Ainda permite identificar cores em uma imagem para aplicar em outro local, mesmo que se trate de um gradiente. Assim, fica fácil implementar um elemento como CSS usando uma imagem como base.

AmpliarIdentifique elementos e use-os no CSS. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

11. Trabalhando com camadas de áudio

E se você pudesse editar um arquivo de som como faz com imagens no Photoshop? Com a funcionalidade apresentada, é possível. Com um novo pincel amarelo, tudo que você precisa fazer é pintar em um visualização de espectro as áreas de áudio que você quer isolar, de forma bem específica. No exemplo pudemos conferir como o desenvolvedor separou o vocal e o instrumental de uma música em camadas diferentes, combinando como quisesse.

AmpliarSepare sons em camadas. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

12. Arrume a perspectiva em fotos

Quando tiramos fotos, dependendo do ponto de visão, algumas coisas como prédios e carros ficam distorcidos em certas posições, enquanto que outras aparecem com perspectiva perfeita. Isso é comum também em fotomontagens, quando são incluídos elementos de uma imagem em outra composição.

AmpliarAjuste a perspectiva como se estivesse em 3D. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A nova ferramenta funciona como uma forma de determinar pontos e traços geométricos para indicar a situação atual de perspectiva de um certo objeto, como se fosse em 3D. Depois, com o clique do mouse, você consegue modificar essa seleção de forma isolada (ao invés da imagem inteira), alterando o ponto de visão e ajustando em sua foto da melhor maneira possível.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.