Windows: como ativar a proteção de tela ao bloquear o computador

Imagem de: Windows: como ativar a proteção de tela ao bloquear o computador

Ativando a proteção de tela ao bloquear o pc (Fonte da imagem: iStock)

Embora muitos não tenham mais o hábito de utilizar proteções de tela, ainda há várias pessoas que são adeptas dessa função. De uma maneira geral, pode-se dizer que, atualmente, o recurso possui mais uma ideia decorativa do que de proteção propriamente dita, mas não deixa de ser um item de personalização interessante.

O que poucos sabem é que você pode manter o seu protetor funcionando até mesmo durante o tempo em que o bloqueio de tela do Windows é ativado. Com isso, você pode tanto ter a decoração proporcionada pelo screensaver em conjunto com a segurança dos seus dados se manterem protegidos mediante senha.

Para isso, é necessário somente executar no computador um aplicativo leve chamado MonitorES. Se você quer saber como realizar a tarefa, basta acompanhar o tutorial abaixo.

Pré-requisitos:

Baixar MonitorES

Bloqueando o sistema

O bloqueio do sistema é uma ótima alternativa para manter os seus dados (ou o seu trabalho) protegidos, evitando que outras pessoas possam acessá-los ou até mesmo modificar documentos e configurações presentes na máquina. Caso você nunca tenha ativado essa função manualmente, ela é ligada pelo atalho “Tecla do Windows + L”.

Ao utilizar o atalho, a tela de bloqueio do sistema é imediatamente exibida. Então, para voltar a utilizar o computador, é necessário selecionar a sua conta e digitar a senha cadastrada para ela (tudo é mantido exatamente como você deixou, inclusive os programas em execução). Como um padrão, caso você não ative a função manualmente ao deixar o computador inativo, após algum tempo o próprio Windows se encarrega de fazê-lo.

Mãos à obra

Primeiro, caso você não esteja com a proteção de tela ativada no computador, clique com o botão direito do mouse na Área de trabalho e escolha a alternativa “Personalizar”.

Abrindo as personalizações (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, uma nova janela é aberta e, nela, você deve selecionar a opção “Proteção de tela”.

Abrindo as proteções de tela (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, basta escolher o protetor de tela que mais esteja de acordo com o seu gosto pessoal e clicar em “OK” para confirmar a alteração.

Trocando o protetor de tela (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Então, execute o MonitorES (previamente armazenado no computador) e abra a janela de opções do aplicativo, clicando no ícone dele presente na Bandeja do sistema e selecionando a alternativa “Show”.

Abrindo o programa (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, uma nova janela é aberta, na qual você deve marcar a opção “Screen Saver on”. Minimize o aplicativo (o que faz com que ele se mantenha ativo em segundo plano).

Ativando o screensaver (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Prontinho! Concluído esse procedimento, uma vez que você (ou o sistema) ativar a função de bloqueio do Windows, a respectiva tela do sistema é exibida por alguns instantes dando lugar, em seguida, ao protetor de tela escolhido.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.