Intel revela arquitetura Silvermont para chips mais econômicos e potentes

Imagem de: Intel revela arquitetura Silvermont para chips mais econômicos e potentes

(Fonte da imagem: Reprodução/Intel)

A Intel apresentou nesta segunda-feira (06) sua mais nova arquitetura para microprocessadores, a Silvermont. A ideia da empresa é usar o novo design na fabricação de chips até três vezes mais rápidos que os atuais – e gastando ainda menos energia.

A fabricação usa um método de 22 nanômetros para transistores 3D e SoC. Em comparação com arquiteturas anteriores, isso significa uma melhoria de 18% em desempenho e até 35% em economia de energia – com os números podendo aumentar caso o uso seja em menor voltagem.

Os maiores avanços da Silvermont devem ser sentidos em dispositivos móveis, mas a Intel pretende disponibilizar processadores para todos os tipos de máquinas, inclusive centrais de dados. De acordo com a Intel, os primeiros modelos que usam a tecnologia, de codinome Bay Trail e Avoton, têm recebido só elogios dos consumidores.

A ideia é concorrer contra a ARM e, aos poucos, conquistar clientes que usam apenas a arquitetura rival. O lançamento deve ocorrer no final de 2013, após a chegada dos últimos chips com a tecnologia Haswell.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.