AOptix Stratus: leitor biométrico para iPhone conta com scanner de íris

Imagem de: AOptix Stratus: leitor biométrico para iPhone conta com scanner de íris

(Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)

Sabe aqueles scanners de íris que estamos tão acostumados a ver em filmes de ficção científica? Pois bem, parece que uma empresa chamada AOptix resolveu tornar essa tecnologia real alguns anos mais cedo.

Antes que alguém comece a reclamar dizendo que essa tecnologia já existe há um bom tempo, vamos deixar claro que nós sabemos disso. A diferença aqui é que a AOptix criou um leitor biométrico portátil capaz de escanear a íris de uma pessoa em instantes – tudo isso na forma de uma robusta capa para iPhone.

(Fonte da imagem: Divulgação/AOptix)

Como você pode ver na imagem logo no início da matéria, o acessório, de nome Stratus, funciona de maneira extremamente simples: primeiro, você deve acoplar seu iPhone à estrutura do aparelho e instalar o aplicativo da empresa. Depois é só mirar a câmera infravermelha do scanner por alguns segundos em seu alvo – este deve estar a um máximo de 30 cm de distância do dispositivo – para ter o resultado.

Entrando em ação

Se você estava imaginando que vai demorar para que isso realmente passe a estar disponível, é melhor pensar duas vezes. Segundo o The Verge, o Stratus já está no mercado há algumas semanas; nesse tempo, o aparelho passou a ser usado pela segurança de aeroportos e fronteiras de vários locais. E tudo indica que sua procura só deve aumentar.

Uma limitação no acessório, no entanto, pode ajudar a tranquilizar os mais paranóicos: como dito anteriormente, o Stratus só funciona a curta distância. Isso porque um feixe de longo alcance demandaria o uso de uma luz infravermelha mais forte, o que poderia danificar a vista de uma pessoa.

(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

Mas, se depender do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, essa é apenas uma limitação temporária. Tanto que eles investiram nada menos que 3 milhões de dólares na AOptix, para que a empresa evolua a tecnologia do scanner de íris. Será que, em um futuro próximo, vamos acabar abandonando as impressões digitais e viver em um mundo nos moldes de “Minority Report”? Diga o que acha nos comentários.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.