Área 42: Como fazer um suporte para notebook com almofada [vídeo]

Imagem de: Área 42: Como fazer um suporte para notebook com almofada [vídeo]

Um dos projetos que mais fizeram sucesso aqui no Área 42 foi o suporte para notebooks. Por ser muito útil e simples, muita gente decidiu investir na ideia. Vários leitores criaram modificações interessantes, e os resultados podemos ver quase todas as semanas aqui no Área 42.

Então, para aproveitar que o inverno está chegando, vamos aprender a construir outro modelo de suporte para notebooks, mas, desta vez, com uma almofada na base, perfeito para você utilizar o seu computador no colo, no conforto da sua cama.

Materiais

Vamos à lista de materiais necessários.

  • 4 joelhos de PVC 25 mm;
  • 4 junções em T de PVC 25 mm;
  • 3 pedaços de cano de PVC 25 mm com 31 cm cada;
  • 2 pedaços de cano de PVC 25 mm com 9 cm cada;
  • 4 pedaços de cano de PVC 25 mm com 3,5 cm cada;
  • Um ralo sifonado quadrado de 100 mm;
  • Um cooler de PC com 80 mm;
  • Um cabo USB;
  • Uma almofada ou travesseiro;
  • Algumas tiras de tecido;
  • Agulha e linha.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Além desses materiais, vamos utilizar algumas ferramentas, cola quente e um rebitador para fixar algumas partes do conjunto com mais firmeza. Essa peça não é obrigatória, mas permitirá um design mais sólido no momento da montagem.

Essas medidas são recomendadas para a montagem de um suporte para notebook de 15 polegadas. Porém, você pode alterá-las livremente para se adequar melhor ao tamanho do seu computador.

Procure utilizar um travesseiro velho para esse projeto. Se você não tiver nenhum, também pode utilizar um pedaço de espuma ou uma almofada.

Nós vamos mexer com ferramentas de corte, portanto devemos estar atentos aos riscos. Não se esqueça de utilizar luvas, máscara e óculos de proteção.

Iniciando a montagem do suporte

Vamos começar a montagem medindo o notebook para saber qual deverá ser o tamanho do suporte. Para fazer isso, posicionamos duas junções em T, uma em cada lateral do aparelho. Depois, medimos a distância entre elas.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Em seguida, cortamos três partes iguais com a medida encontrada.

Depois, vamos prender duas junções em T nas primeiras duas barras e os dois joelhos na terceira.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O próximo passo é descobrir qual será o comprimento necessário do nosso suporte. Precisamos prender as duas primeiras barras uma na outra e, entre elas, o ralo sifonado.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para fazer isso, posicionamos o ralo entre elas, medimos a distância de uma junção em T até a outra e cortamos mais dois pedaços de cano com essa medida.

Agora, é só montar tudo. Para emendar a última barra, podemos cortar 2 partes de PVC menores, cada uma com cerca de 3,5 centímetros de comprimento.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Na parte de cima, devemos deixar os dois últimos joelhos virados para cima. Essa parte será responsável por segurar o notebook e evitar que ele “escorregue” por trás.

Preparando o cooler

Uma das partes mais importantes desse projeto é o cooler, pois, como o notebook ficará sobre uma almofada, é preciso certificar-se de que ele não vai superaquecer.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O primeiro passo é medir a altura do cooler. Como o ralo é mais alto, será preciso cortar um pedaço da peça.

O cooler mede 2,5 centímetros de altura, então vamos marcar uma linha com 3 centímetros de altura a partir da parte de baixo do ralo.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Agora vamos cortar a lateral da peça para criar uma entrada de ar.

Depois de cortar a lateral, vamos cortar a peça conforme foi feita a nossa marcação.

Para continuar, precisamos prender o cooler na grelha que fecha o ralo. Para fazer isso, podemos utilizar 4 parafusos.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Prendendo o cooler no suporte

Como a superfície do suporte deve ser completamente plana para garantir a estabilidade, o cooler precisa ser posicionado na mesma altura de todas as peças.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Nós vamos prender o ralo no suporte com a ajuda de 4 rebites para deixar o conjunto mais firme. Primeiro, faremos quatro furos, dois de cada lado. Depois, posicionamos a peça e prendemos, aplicando os rebites pelo lado de dentro.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para completar, vamos colar a grelha com o cooler utilizando um pouco de cola quente.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Ligando o cooler na energia

Para fornecer energia para o cooler, vamos desencapar uma ponta do cabo USB. Dentro do cabo temos vários fios de cores diferentes. Vamos separar o vermelho e o preto e cortar os outros.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para concluir, emendamos os fios do cabo USB nos dois fios do cooler.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Importante: Esse cooler precisa de 12 volts para funcionar em sua plena capacidade. Fornecendo apenas os 5 volts da porta USB, o cooler vai girar mais devagar, mas funcionará tranquilamente.

O ideal é que ele sirva apenas para fazer o ar circular na parte inferior do notebook, pois, se você colocar uma ventoinha muito forte no lugar, ela poderá atrapalhar o sistema de refrigeração nativo do aparelho. Portanto, tenha cuidado.

Preparando a almofada

Agora, vamos preparar a almofada que ficará embaixo do suporte.

Vamos começar posicionando o suporte sobre o travesseiro e marcando com uma caneta o local onde devemos cortar.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O forro do tecido poderá ser cortado com uma tesoura, e a espuma com um estilete.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para que a espuma não fique exposta, precisamos costurar novamente o forro de tecido que acabamos de cortar.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

A última etapa da montagem é prender essa almofada no suporte. Utilizando duas tiras de tecido, vamos prender uma de cada lado, aproveitando o forro de tecido da almofada para costurar tudo.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Uma dica importante: para evitar que o notebook escorregue, você pode aplicar algumas gotas de cola quente na parte superior do suporte. A cola fica semelhante a uma borracha quando seca, proporcionando mais firmeza ao conjunto.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Lembre-se: você pode modificar esse suporte da maneira que quiser. Apenas lembre-se de manter a parte inferior do notebook bem arejada para evitar problemas.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Participe do Área 42

Você gostaria de participar do Área 42? Você pode fazer isso de duas maneiras. A primeira é enviando sugestões e ideias, e a segunda é enviando fotos de projetos que você construiu com o que mostramos aqui. Lembre-se de caprichar nas fotos e enviar junto o seu nome completo, idade e cidade.

Envie um email para: area42@bxk.com.br

Participação dos leitores

A primeira participação da semana é do Felipe Ângelo. Ele transformou completamente o seu pendrive com as peças de um cubo mágico.

(Fonte da imagem: Felipe Ângelo)

O Israel Construiu uma besta de papel, exatamente como nós ensinamos aqui.

(Fonte da imagem: Israel)

O Luís Henrique foi mais longe e construiu dois projetos diferentes: o alto-falante com um HD velho e os dois robozinhos em miniatura!

(Fonte da imagem: Luís Henrique)

O Lucas Rodrigues não se intimidou com o projeto da geladeirinha USB e decidiu construir a sua própria versão, aplicando melhorias e aumentando a eficiência do projeto.

(Fonte da imagem: Lucas Rodrigues)

Gostaram do Área 42 dessa semana? Não deixem de enviar a sua participação!

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.