Polêmica! The Walking Dead estreia no Brasil com cenas cortadas!

  • Por Minha Série em 04/11/2010 - 16:46

Quem resistiu à tentação de baixar o episódio de estreia de The Walking Dead, que vazou alguns dias antes da estreia “oficial” da série, pode não ter percebido algo que aconteceu aqui no Brasil e que deixou muita gente revoltada: o episódio foi editado!

Nos Estados Unidos, a estreia foi exibida pela emissora AMC no dia 31 de outubro. O episódio piloto contava com 66 minutos de duração. Quando a série foi comprada pela FOX e desembarcou no Brasil e em mais de 120 países no dia 2 de novembro, todos assistiram a uma versão “enxuta” do mesmo episódio, com cerca de 10 a 15 minutos a menos de duração que a versão original norte-americana.



Episódio editado causa polêmica na internet.


Não é preciso arrancar cabelos: quem já assistiu às duas versões garante que a história não foi prejudicada. Porém não podemos deixar de questionar o que esses cortes significam para o desenvolvimento da série no futuro, tendo em vista que perdemos um pouco da ambientação da história e da apresentação dos personagens.

Quem acompanhou as duas versões correu para divulgar as diferenças entre os episódios. Por exemplo, na cena em que Rick Grimes senta-se à mesa para jantar com outras pessoas, todos agradecem a Deus por mais um dia e pela comida — cena que não é mostrada na versão internacional do episódio piloto. Ou seja: não ficamos sabendo que, apesar de tudo, os humanos sobreviventes ainda acreditam em Deus.

Tem mais: pouco depois, Rick enfrenta um zumbi. Na versão da FOX, a cena seguinte mostra o protagonista da série calmo, controlado e pronto para entrar em ação mais uma vez. Na versão americana, Rick fica bastante perturbado e precisa de um tempo para se acalmar. Confira esses e mais exemplos no vídeo feito por um fã da série:



Mas por que todos esses cortes foram feitos? A AMC, que exibe a série nos EUA, é uma emissora de televisão paga com uma grade de programação bastante flexível. Assim, não há problemas na série ocupar mais de uma hora da programação.

Já a FOX teve problemas para encaixar o extenso primeiro episódio The Walking Dead em sua programação. Por fim, optou por transformar um episódio de 66 minutos em apenas 50.

A FOX afirma que a única emissora que transmitiu o episódio piloto na íntegra foi a própria AMC — o que significa que os outros 120 países que compraram The Walking Dead receberam a versão editada da FOX. A emissora já garantiu que exibirá o episódio completo, porém ainda não divulgou a data em que isso deve acontecer.

O burburinho que surgiu na internet logo que essas diferenças foram notadas deve-se em grande parte à revolta dos fãs de séries que sentiram-se prejudicados por não assistirem ao episódio completo. O argumento mais forte desses fãs é que a FOX não seria o canal ideal para exibir The Walking Dead.



Versão original do episódio é mais densa.


Isso porque a AMC ficou famosa por suas séries que focam principalmente o aspecto psicológico de seus personagens. Assim, ao editar um episódio, parte do desenvolvimento emocional dos protagonistas fica de fora, limando justamente o que torna as séries da emissora tão boas.

Será que a FOX International acertou ao editar o episódio para conseguir encaixá-lo na sua grade de programação e levar The Walking Dead para tantos países e tão pouco tempo, ou eles não tinham o direito de editar o episódio de estreia da série?

Assuntos
Spoilers

Comentários ( )