Microsoft começa a mostrar cores de verdade

Imagem de: Microsoft começa a mostrar cores de verdade

As novas webcams LifeCams de alta definição Microsoft – capazes de gerar imagens em 720p – trarão novidades valiosas para o usuário de videoconferência. Com a nova tecnologia TrueColor, que combina software e firmware, as câmeras prometem imagens mais vivas e coloridas em quase todo tipo de iluminação.

Ajustando automaticamente a captação da imagem para uma visualização adequada – seja numa praça ao meio dia ou ao final da tarde na sala de estudo – a tecnologia TrueColor atua nos aspectos críticos das imagens de webcam: brilho e qualidade de cor.

As câmeras

Para o lançamento da tecnologia serão colocadas no mercado três novas webcams. A HD-5000 e a HD-5001 – versão exclusiva da Best Buy americana – com o mesmo equipamento mas visualmente diferente – são as primeiras do mercado a oferecer resolução 720p por menos de 50 dólares.

Microsoft LiveCam HD-5000       Microsoft LiveCam HD-5001

Além da alta definição e da tecnologia TrueColor, as câmeras também utilizam um modelo diferente de suporte flexível que se adapta a quase todas as superfícies planas possíveis.

Microsoft LiveCam HD-6000Para quem está sempre na estrada, e mantém sua preocupação com qualidade, a HD-6000 pode ser uma opção interessante. Com captura de vídeo widescreen, alta definição em 720p e sistema de autofoco, a câmera é adaptada para uso em notebooks.

A base dela – além do conhecido clipe de monitor – oferece rotação de 360º, para que o usuário possa utilizá-la não só em videoconferências, e o cabo tem pouco menos de um metro – apenas o necessário para chegar a uma das portas USB de seu portátil.

Além dos três lançamentos, a LiveCam Cinema – lançada em 2009 – também receberá uma atualização de firmware para utilizar a tecnologia TrueColor.

Como funciona?

A beleza da tecnologia é que tudo o que um dia foi considerado sem muita utilidade acaba por dar origem a funcionalidades excepcionais. A tecnologia TrueColor da Microsoft é prova disso. A combinação de firmware e software criada pelos engenheiros de Redmond utiliza um sistema que você provavelmente já viu – e talvez até tenha desdenhado: o reconhecimento facial.

Uma vez que webcams são utilizadas principalmente em videoconferências – para não dizer exclusivamente e ser desmentido por um uso bastante específico, como a microscopia –, a aplicação de reconhecimento facial permite que o firmware da câmera identifique a posição do usuário a todo momento. A partir disso, o software de controle da imagem ajusta automaticamente os níveis de brilho, contraste e cor para a melhor visualização possível da pessoa em frente à câmera.

Com essa combinação as webcams capazes de utilizar a tecnologia Truecolor oferecem imagem com mais qualidade onde ela realmente importa – no rosto – mesmo em condições críticas de iluminação. Nem superexposta, nem subexposta, a imagem em uma câmera dessas será sempre a melhor possível.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.