Google Chrome: 5 recursos experimentais que você precisa conhecer

Imagem de: Google Chrome: 5 recursos experimentais que você precisa conhecer

Se você costuma utilizar o navegador Google Chrome, sabe que ele é um ótimo browser, podendo ser considerado um dos programas do gênero mais utilizados no mundo inteiro. Um dos motivos para que isso aconteça é o fato de que o software conta com diversas ferramentas e opções de personalização.

O que muita gente não sabe é que o Chrome pode ir além dos recursos que já são habilitados com a instalação, pois ele oferece uma série de ferramentas experimentais e soluções para possíveis problemas que possam interferir no funcionamento do navegador. Dessa maneira, a sua utilização pode ficar ainda mais personalizada e prática.

Abaixo, você pode conferir algumas dessas alternativas de ferramentas opcionais. E, se você se interessar por alguma e quiser achá-la e ativá-la, basta acessar a área “chrome://flags” (sem as aspas) através da barra de endereços. Todas as opções vão estar listadas nesta janela e podem ser ativadas com apenas um clique.

Não repita as suas senhas

(Fonte da imagem: Reprodução/Lifehacker)

Caso você não utilize algum software que gere senhas automaticamente, é muito provável que você use códigos repetidos como chave em diferentes serviços, como o Facebook e o Twitter, por exemplo. Para que isso não aconteça mais, é possível utilizar um uma espécie de aplicativo “dentro” do próprio Chrome. Com isso, sempre que você precisar, o navegador vai oferecer uma dica de senha, melhorando as suas defesas contra pessoas mal-intencionadas.

Ajuda para os seus dedos

(Fonte da imagem: Reprodução/Lifehacker)

Como diversas pessoas já sabem, o Google Chrome não foi desenvolvido para ser utilizado em dispositivos sensíveis ao toque, de forma que o navegador não é muito bom de ser usado em tablets e outros aparelhos do gênero. Pensando nisso, os engenheiros da gigante de Mountain View criaram uma solução.

Tudo o que você precisa fazer é ativar três opções de otimização para dispositivos touchscreen, chamadas “Touch Optimized UI”, “Touch Events” e “Touch Initiated Drag and Drop”. Com isso, a utilização do software através dos seus dedos — e não do mouse — vai ficar bem mais simples e fácil.

Por um login mais prático

(Fonte da imagem: Reprodução/Google)

Há diversos serviços e ferramentas online que admitem cadastro através da sua conta Google — e é bem provável que você já conheça pelo menos uma opção dessas. No entanto, esta alternativa nem sempre está visível ou é de fácil utilização.

Para resolver esse problema, o Google Chrome oferece o “Ativar login automático”. Dessa maneira, sempre que um site puder utilizar a sua conta, uma pequena caixa de login vai aparecer, deixando este processo de trabalho mais simples e rápido.

Cuidando dos aplicativos

(Fonte da imagem: Reprodução/Lifehacker)

Se você é uma pessoa que preza por segurança, sabe que diversos aplicativos para o Chrome tentam acessar diversos tipos de informação, o que não é algo muito bom. Com a opção “Extension Activit UI”, o navegador passa a poder mostrar tudo o que o software está fazendo dentro do seu browser, inclusive os acessos que ele tem. Com isso, você consegue controlar melhor os seus apps.

Deixe tudo mais rápido

Você acha que o seu Chrome anda muito lento? Então, você pode utilizar três ferramentas diferentes que vão dar uma “turbinada” no seu browser, chamadas “GPU compositing on all pages”, “Threaded compositing” e “GP Accelerated SVG Filters”.

O primeiro recurso tem a função de mandar mais dados para processamento na GPU do seu computador, o que deixa a renderização de imagens mais rápida. Já a segunda e terceira opções são voltadas para páginas de carregamento lento, como as que contam com muitos efeitos gráficos, por exemplo.

....

Apesar de todas as essas ferramentas serem produzidas pela própria Google, lembre-se de que elas estão em fase de testes — ou seja, são experimentais. Por conta disso, tenha bastante cuidado ao mudar as configurações do seu navegador, pois isso pode prejudicar o funcionamento do software e até mesmo o da sua máquina.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.