Já faz tempo, e você pode nem se lembrar disso — talvez sua memória tenha se concentrado no terror de Arya e Sansa e na cabeça de Ned rolando.

Contudo, para algumas pessoas, a cena da execução do pai dos Starks, na primeira temporada de Game of Thrones, foi marcada também pelo momento em que o personagem se dá conta de que seu fim realmente chegou.

Antes da ação do carrasco, ele olha para o horizonte, acima da multidão que pede sua cabeça, e profere algumas palavras que ninguém entendeu na época.

Esse permaneceu como um dos muitos mistérios não resolvidos da série e, agora, a cerca de um ano da estreia da season finale, o ator finalmente esclareceu essa dúvida dos fãs — de um jeito bem decepcionante, eu diria.

Enquanto tinha gente apostando que Ned teria dito "I kept my promise" ["eu mantive minha promessa", fazendo referência ao grande favor que Ned fez à sua irmã que estava à beira da morte], outros juravam que a leitura labial batia certinho com "Valar Morghulis" — o que até mesmo conectaria o pai à filha Arya e ao destino que ela teve depois.

As teorias fazem sentido e, em se tratando de Game of Thrones, o público se acostumou a esperar que nada acontece por acaso, e tudo tem uma relação com o restante da história, mas nem sempre é a assim, não é mesmo? Pois Sean Bean revelou que nesse caso realmente não foi.

Durante a participação em um quadro de entrevistas do YouTube, o intérprete de Ned Stark contou que, na verdade, ele não foi orientado a falar nada, na hora ele apenas decidiu mexer os lábios. "Eu não poderia ser muito específico, porque eu não sei se esse tipo de religião existia naqueles dias. Eu só pensei: 'O que você faria se isso estivesse realmente acontecendo? Você provavelmente rezaria, murmuraria algumas palavras e ficaria quieto'".

Bem menos do que a gente imaginava, né? Pois é, foi somente questão de um ator muito dedicado ao que estava fazendo!

Alguém que sabe menos que o Jon Snow

A cena da morte de Ned foi uma das mais chocantes de Game of Thrones: deu ao público o tom da série, e foi ali que George R. R. Martin conquistou muitos dos fãs. Afinal, é preciso muita coragem para riscar da história um protagonista da importância de Ned.

Para Sean Bean, essa eliminação praticamente riscou a série da sua vida — sem mágoas, claro! A questão é que, entre um trabalho e outro, o ator simplesmente não assistiu a mais nada desde que parou de fazer parte do elenco. Ele até pescou um ou outro episódio aqui e ali, mas não acompanhou na sequência nem sabe muito bem o que está acontecendo agora.

Isso faz com que seja muito difícil para ele quando alguém pergunta: "quem você acha que vai reinar no trono de ferro?". E vejam, as pessoas perguntam isso para ele toda hora! Depois de indagar quem ainda está vivo na série [eu sei: WHAAAAT?], sua aposta, claro, assenta em Jon Snow. Não que ele pense que os outros não mereçam, nem nada disso.

É que, dentro do que ele conseguiu acompanhar nos poucos trechos que assistiu, Jon lhe parece uma boa opção, e ele continuava, até agora, achando que o Snow era de fato seu filho bastardo! "Ninguém me disse nada, então eu continuei o tratando como meu filho."

Você não sabe de nada, Ned Stark!

Este texto foi escrito por Lu Belin via n-Experts.