Biblioteca virtual conta a história dos EUA em fotos e imagens

Imagem de: Biblioteca virtual conta a história dos EUA em fotos e imagens

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/DPLA)

Depois de 20 meses de desenvolvimento, a Digital Public Library of America finalmente abriu as suas “portas”. Essa biblioteca virtual pública tem como objetivo contar a história dos EUA de uma forma mais interativa e detalhada para quem quiser conhecê-la.

Ao longo desses mais de dois anos e meio, os responsáveis pelo projeto cruzaram o país coletando itens dos mais variados gêneros em uma infinidade de instituições, como museus, escolas e universidades, bibliotecas “físicas”, entre outras fontes de informações históricas.

O resultado dessa empreitada é um banco de dados com mais de dois milhões de fotografias e imagens escaneadas de documentos, cartas, manuscritos, ilustrações e qualquer outro tipo de material que revele algum acontecimento importante para a construção da atual sociedade norte-americana.

As facilidades do mundo moderno

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/DPLA)

A grande diferença da DPLA é o fato de todo o seu acervo ser “pesquisável”, ou seja, é possível encontrar um fato específico com muito mais rapidez e praticidade por meio de um campo de busca.

Além disso, a biblioteca virtual possui um mapa com as indicações dos exatos locais da maioria dos acontecimentos registrados e uma linha do tempo, pela qual é possível passar ano a ano conferindo os fatos mais relevantes. Clique aqui para acessar o site da Digital Public Library of America.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.