É preciso comprar um GPS exclusivo para o carro ou dá para sobreviver com o do smartphone?

Imagem de: É preciso comprar um GPS exclusivo para o carro ou dá para sobreviver com o do smartphone?

Os aparelhos de GPS automotivos são cada vez mais presentes nos carros pelas cidades. Muitas pessoas já os consideram indispensáveis para poupar tempo no trânsito e traçar rotas melhores para os diversos destinos do dia a dia.

Com alta precisão e informações úteis para o motorista – possibilidade de prever engarrafamentos e problemas nas ruas –, o GPS também está presente em boa parte dos smartphones mais comuns. Se você tem ou pensa em adquirir um desses celulares, será que vale a pena comprar um GPS exclusivo para o carro?

Avalie o preço para obter o serviço e o consumo de bateria!

O primeiro aspecto a levar em conta ao optar pelo GPS do smartphone é se você já tem um plano de dados mensal generoso para utilizá-lo, visto que o celular baixa os mapas instantaneamente em seu navegador. Em locais onde a cobertura é falha, o serviço provavelmente apresentará problemas. Com esse primeiro dado em mente, ainda há outras informações úteis antes de decidir.

Todas as localidades dentro de uma tela.

Para quem recebe muitas ligações durante o dia, talvez seja melhor ter um GPS exclusivo para o carro. Essa opinião é resultado de dois fatores: o consumo elevado de bateria que ocorre ao utilizar o GPS do smartphone e a falta de comodidade em ter que atendê-lo sempre, inclusive nas horas em que você mais precisa olhar para o mapa. Felizmente há diversos suportes universais especialmente desenhados para acoplar os smartphones mais comuns no carro, o que torna tudo bem mais fácil.

De olho na tela

A maioria dos celulares do gênero não conta com a vocalização do percurso, presente em boa parte dos aparelhos automotivos. No iPhone você pode comprar a função, o que não é nada barato, pelo menos por enquanto. Os novos celulares com o Google Android prometem tê-la nativa e gratuita no sistema.

Finalmente, o último aspecto a ser levado em conta antes de escolher o seu novo sistema GPS é o preço. Os aparelhos exclusivos para automóveis custam menos de 400 reais, enquanto os smartphones em geral passam desse valor. Vale lembrar novamente que é necessário ter um plano de dados para utilizar o GPS no celular, o que não ocorre nos aparelhos automotivos.

Conclusões

Se você tem um smartphone com 3G pode ser desnecessário adquirir um aparelho especial para o carro, já que a maioria dos celulares contam com funções de ótimo desempenho para localização. No entanto, se você tem um celular simples e não quer gastar muito, um GPS automotivo deve ser a melhor escolha.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.