Detalhes sobre a surpreendente ASUS M4A89GTD PRO/USB3

Imagem de: Detalhes sobre a surpreendente ASUS M4A89GTD PRO/USB3

Com o lançamento de tantas novas tecnologias, fica difícil saber o que tanto devemos esperar nos novos modelos de placa mãe. O Baixaki sempre está acompanhando o setor de hardware e verificando o que de importante tem acontecido. Recentemente, a ASUS — considerada uma das maiores fabricantes do ramo — lançou uma nova placa: a M4A89GTD PRO/USB3.

Quando vimos os detalhes desta placa, tivemos de dar uma atenção especial para ela, porque além das novas portas USB 3.0, a recém lançada ASUS traz algumas novidades interessantes. Confira abaixo o que esperar dessa placa mãe para usuários mais exigentes.

Nova placa mãe da ASUS com o chipset AMD 890GX

Novo chipset AMD

AMD ATI Radeon HD4290 garante boa reprodução de vídeos em alta definiçãoCom a utilização do AMD 890GX, a ASUS M4A89GTD PRO/USB3 garante alta qualidade em todos os aspectos. Além de contar com um chip gráfico melhorado (o novo chipset traz uma Radeon HD4290), este chipset ainda possui melhorias exclusivas para os mais recentes processadores do tipo AM3. O suporte para USB 3.0 já parece algo incrível, mas nem se compara ao fato de a placa ter capacidade de trabalhar com o novo padrão SATA — o qual possui taxa de transferência de até 6.0 Gb/s.

AMD 890GXA ASUS M4A89GTD PRO/USB3 também trabalha com memória DDR3, contudo a novidade é o suporte para memórias com frequências de até 2000 MHz. Como se não bastasse, a nova ASUS ainda traz suporte aos novos processadores Phenom II, os recém-anunciados CPUs de 45nm. Ainda que não esteja a venda, o processador de codinome Thuban — primeiro processador AMD de 6 núcleos para desktops — rodará tranquilamente na M4A89GTD PRO/USB3.

Um truque na placa

Você acha que acabou as novidades? Obviamente a ASUS não lançaria um produto para concorrer com seus concorrentes sem algo especial. Todos os detalhes acima citados são apenas características que quaisquer placas com o chipset AMD 890 GX devem trazer. Todavia, a M4A89GTD PRO/USB3 possui um recurso a mais: o desbloqueio de núcleos nos processadores AMD (somente em modelos compatíveis). Não sabe o que é isso? Calma, vamos explicar.

Recurso para destravar mais núcleos do CPU

A onda de CPUs com suporte para vários núcleos, fez com que a AMD deixasse uma “falha” em seus processadores. O que para eles foi uma falha, para os usuários é um recurso interessantíssimo. Na verdade, a AMD desenvolveu processadores muito semelhantes, tanto na linha Phenom como na Athlon II, o que resultou numa pequena brecha pela qual alguns usuários obtêm maior poder de processamento.

Uma placa mãe para quem é exigente

Alguns CPUs que utilizam dois ou três núcleos podem ser destravados e ganharem núcleos a mais sem a necessidade de alteração de hardware, de modo que tais processadores podem ter quatro núcleos ativos e funcionais. Este é o grande truque da nova ASUS, que permite ao usuário ganhar um desempenho significativo sem gastar nada com novos componentes.

Reserve a sua

Gostou da nova placa mãe da ASUS? Se a sua resposta for sim e você estiver planejando em comprar uma, pode ir preparando o bolso, porque ela custa em média $150,00 dólares. Vale salientar ainda que a placa não chegou ao mercado brasileiro, portanto será necessário aguardar um pouco para adquiri-la.

O que você achou da ASUS M4A89GTD PRO/USB3? Vê nela uma boa opção para investir como sua futura placa? Deixe sua opinião e participe do Portal Baixaki.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.