Para interpretar bem um personagem, é necessário se entregar por completo ao papel. Além de uma atuação competente e de uma boa pesquisa de campo, muitos atores às vezes precisam mudar completamente sua aparência para dar veracidade ao personagem, o que pode significar ganhar ou perder peso ou mesmo ficar horas e horas se transformando com maquiagem todos os dias no set de filmagens. Confira a seguir alguns exemplos impressionantes de atores que ficaram irreconhecíveis em seus papéis:

1. Danny DeVito - Batman: O Retorno

Danny DeVito interpretou o Pinguim no filme de 1992. A produção trabalhou tanto para criar o personagem que, para manter a surpresa, DeVito foi proibido de descrever o vilão para todas as pessoas, incluindo seus familiares.

2. Gary Oldman - O Destino de Uma Nação

Para interpretar Winston Churchill, Gary Oldman foi atrás de Kazuhiro Tsuji, maquiador responsável por Hellboy e pelo Grinch, apenas para citar alguns. Tsuji já estava aposentado, mas Oldman conseguiu convencê-lo a trabalhar com ele no filme. Pelo papel, o ator foi indicado ao Oscar, e o resultado sai logo logo!

3. Charlize Theron - Monster - Desejo Assassino

Para viver a assassina Aileen Wuornos, Charlize Theron precisou ganhar peso, usar próteses dentárias e várias camadas de maquiagem. Além da enorme semelhança com a mulher, Theron conseguiu um Oscar por sua interpretação.

4. Robert De Niro - Frankenstein de de Mary Shelley

De Niro tem um dos rostos mais conhecidos de Hollywood, mas ficou completamente diferente ao interpretar a Criatura. A equipe de maquiagem do filme teve seu reconhecimento ao ser indicada a um Oscar na categoria de Melhor Maquiagem.

5. Tilda Swinton - O Grande Hotel Budapeste

Tilda Swinton precisava ficar 5 horas com os maquiadores para se transformar em Madame D. e mais 5 horas no final do dia para tirar toda a maquiagem.

6. John Travolta - Hairspray

John Travolta ficou 14 meses pensando se deveria aceitar o papel da personagem Edna Turnblad. E é fácil entender o porquê: o ator precisou ficar 5 horas por dia com um terno de corpo que pesava mais de 13 kg.

7. Helena Bonham Carter - Planeta dos Macacos

Você pode até não perceber, mas esta é Helena Bonham Carter no remake de Tim Burton do clássico filme de 1968.

8. Jacob Tremblay - Extraordinário

O talentoso ator mirim precisava de 2 horas para se transformar em Auggie Pullman com a ajuda de maquiagem e próteses. Como o filme é baseado em uma história real, Jacob fez amizade com pessoas com deformidades faciais para entender melhor seu personagem.

9. Ralph Fiennes - Harry Potter

Fiennes viveu o temido Lord Voldemort em cinco filmes da franquia Harry Potter. O visual do personagem foi criado pelo talentoso maquiador Mark Coulier, que tinha que ser criativo para conseguir executar a transformação em pouco tempo, já que os jovens atores do filme precisavam trabalhar em horários limitados.

10. John Leguizamo - Spawn, o Soldado do Inferno

Leguizamo interpretou Violador na produção de 1997, mas a experiência de ficar tantas horas fazendo maquiagem foi tão ruim que ele jurou para si mesmo que nunca mais aceitaria um papel daquele. Anos depois, se encontrou na mesma situação quando participou da minissérie As 1001 Noites.

11. Brad Pitt - O Curioso Caso de Benjamin Button

A transformação de Benjamin Button é quase tão importante quanto toda a história do filme, então foram necessários vários testes de maquiagem semanas antes de as filmagens começarem para que o resultado fosse o melhor possível.

12. Meryl Streep - Angels in America

Se você não conseguiu reconhecer Meryl Streep na foto, não se preocupe. O trabalho de caracterização da produção foi excepcional, e a atriz interpretou quatro personagens na minissérie da HBO.

Qual das transformações foi mais impressionante? Conhece alguma outra que merece entrar em uma segunda lista desse tipo? Deixe seu comentário!

Este texto foi escrito por Juliana de Carvalho via n-Experts.