Videoconferência é o próximo recurso a ser empregado nas televisões

Imagem de: Videoconferência é o próximo recurso a ser empregado nas televisões

A ideia dos telefones com vídeo, não deixou o papel de forma satisfatória. Foram criados protótipos de telefones “normais” com uma pequena tela integrada, porém teriam que ser utilizados no lugar no qual o aparelho estivesse instalado. As limitações e modelos que não empolgaram muito acabaram por fazer com que o telefone com vídeo permanecesse apenas em séries de TV e histórias futuristas.

Atualmente, com o avanço da tecnologia, videoconferências podem não ser uma realidade com um telefone “de verdade”, mas são algo bem comum se você pensar em termos de computadores e internet. Você já pode contar com uma série de programas que trabalham com serviço de Voip (voice over IP) e que se integrados com a webcam tornam a ideia realidade.

Entretanto, você necessariamente precisa do computador para integrar o serviço, não sendo algo independente e que agrade a todos os públicos. Porém, empresas de grande porte estão desenvolvendo uma solução alternativa e em breve o serviço de videoconferências pode mudar de forma radical.

Recentemente, a Skype, que praticamente é uma empresa que se tornou um sinônimo de ligações de boa qualidade pela internet, anunciou que agora passa a contar com suporte para videoconferências em alta definição no computador. Além disso, o tradicional serviço que só era uma realidade para computadores agora vai ser passar a ser integrado com as novas TVs da LG, Samsung e Panasonic.

As video chamadas mais próximas a realidade.

O mecanismo que torna isso possível funcionará de forma parecida nos aparelhos das três marcas e deve ser muito semelhante ao presente no programa nos computadores. O sistema de ligações, a princípio, será mantido da mesma forma que existe hoje: chamadas entre usuários do Skype serão gratuitas e aquelas feitas para telefones fixos deverão ter uma taxa, porém o serviço continuará de baixo custo.

Chamadas recebidas enquanto você estiver assistindo a um programa poderão ser respondidas, entretanto não é possível conversar ao telefone e assistir à TV ao mesmo tempo, fazendo com que você opte apenas por atender a chamada. Além do estilo de ligações tradicional, com apenas um usuário, o serviço de videoconferência (com diversas pessoas) também estará disponível.

Para desfrutar desse serviço, você vai precisar de uma TV conectada à internet e que já possua o Skype integrado, uma webcam diferenciada e conexão banda larga, além, é claro, de uma conta no serviço do Skype. Com esse equipamento, será possível realizar as chamadas do conforto de sua poltrona e em tela grande.

Segundo a Skype, as webcams que serão fabricadas para as TV nas quais o serviço estará disponível vêm com um sistema especial de microfone, desenvolvido para captar a voz do usuário quando estiver sentado no sofá, além de proporcionar imagem de alta qualidade.

As empresas fabricantes dos aparelhos de TV serão as responsáveis pela produção desse acessório e vale lembrar que eles passarão a integrar o produto como um item opcional ou  serão vendidos separado das TVs.

Quando estará disponível?

A primeira linha de aparelhos de TV para os quais o Skype estará integrado deve estar disponível para a venda em território internacional entre abril e julho de 2010, segundo previsões. A faixa de preço das TVs ainda não foi anunciada pelas empresas, mas estima-se que esteja entre 500 e 2.000,00 dólares, conforme modelo e especificações do aparelho.

Videoconferências no conforto de sua sala!

Para quem sempre sonhou em conseguir falar ao telefone e conversar olhando a pessoa que está do outro lado da linha, com certeza o serviço oferecerá uma oportunidade bem semelhante. Além disso, ele evita o inconveniente de ser obrigado a estar exatamente no local em que o telefone fixo está instalado, sem mencionar que você não terá que ficar segurando um aparelho ou restrito por fios.

Outra vantagem é para quem não gosta de utilizar o computador para fazer videochamadas ou gostaria de fazê-lo em uma tela maior e do conforto do sofá da sala.

Agora é com você, usuário! Você gostou de saber que em breve teremos algo próximo a videochamadas, como nos filmes e séries futuristas? Como você imagina que será o serviço oferecido pela Skype na televisão? Deixe suas impressões e opiniões comentando o artigo.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.