Dicas do Windows 7: como ganhar espaço em disco

Imagem de: Dicas do Windows 7: como ganhar espaço em disco

O novo sistema operacional da Microsoft tem se mostrado um grande sucesso se comparado ao seu antecessor, tanto é verdade que recentemente o diretor financeiro da empresa anunciou a marca de 90 milhões de cópias vendidas. Os benefícios que o sistema traz são muitos, porém em alguns aspectos ele deixa a desejar.

Um dos principais problemas do Windows 7 é o espaço demasiado que ele ocupa no disco rígido. A versão Ultimate chega a ocupar 14 GB somente a pasta principal. O Baixaki não poderia deixar seus usuários sem saber o que fazer para resolver parte deste problema, por isso compartilharemos agora duas dicas que podem ajudar a liberar certo espaço no HD.

Desabilitando a hibernação

Quem acompanha o Baixaki já deve saber que a hibernação é ideal para quem utiliza laptops, pois este recurso aumenta a autonomia da bateria. Contudo, se você é um usuário que utiliza o Windows 7 num computador comum ou não usa o recurso de hibernação, desativá-lo pode ser uma tarefa importante para ganhar um pouco de espaço. Veja como é fácil:

1) Abra o Menu Iniciar e clique em “Executar”.

Executar

2) Digite o seguinte comando: powercfg.exe -h off

Desabilite a hibernação

3) O Windows solicitará que você reinicie o computador. Caso não seja solicitado, você pode reiniciar manualmente.

Na próxima inicialização o sistema irá apagar automaticamente o arquivo “hiberfil.sys” e liberará espaço que estava reservado em disco para a hibernação.

Reduza a memória virtual

Todas as versões do Windows possuem o recurso de memória virtual para que o sistema possua memória extra, caso venha a acabar o espaço na memória RAM. A memória virtual é conhecida também como arquivo de paginação, o qual fica oculto e ocupa muito espaço em disco.

Normalmente o Windows gerencia o tamanho do arquivo de paginação automaticamente, porém alterar o tamanho do arquivo manualmente pode ser uma opção muito interessante para os usuários que estão precisando de um espaço extra em disco. Vamos ao passo-a-passo:

1) Clique com o botão direito sobre o ícone “Computador” e clique em “Propriedades” — esta ação pode ser executada através do ícone presente na Área de Trabalho ou do item no Menu Iniciar.

Propriedades do Computador

Detalhe: você pode acessar a mesma janela através do item “Sistema” do Painel de Controle.

2) Ao lado esquerdo da janela há vários itens. Clique em “Configurações Avançadas do Sistema”.

Configurações Avançadas

3) Uma nova janela é aberta, a qual possui três campos principais. Na parte de “Desempenho” você deve clicar no botão “Configurações”.

Configurações de Desempenho

4) Numa nova janela são exibidas duas seções. A segunda seção é a de “Memória Virtual”. Clique no botão “Alterar” para modificar manualmente as configurações de memória virtual.

Alterar a memória virtual

5) Para poder alterar as configurações é necessário que você desmarque a caixa “Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades”.

Gerenciar manualmente

6) Note que o Windows faz recomendações automáticas do máximo e mínimo tamanho que o arquivo de paginação deve possuir. Como queremos liberar espaço em disco, devemos atribuir o tamanho máximo e mínimo para 2048 MB, algo que é bastante para casos em que a memória RAM não seja suficiente.

Defina o novo tamanho da memória

Atenção: Não coloque valor abaixo de 2048 MB, pois caso falte espaço na memória RAM e o computador tenha de utilizar a memória virtual, seu computador pode apresentar sérios travamentos. Note ainda que se o valor indicado como utilizado atualmente pelo Windows for menor do que 2048 MB, pode ser que o espaço em disco seja reduzido.

Detalhe: usuários com mais de 4 GB de RAM podem desativar a utilização da memória virtual se desejarem.

7) Clique em “Definir” e pressione o botão OK.

8) O Windows deve solicitar que você reinicie seu computador.

Pronto. Agora seu computador deve estar com um pouco a mais de espaço em disco para você armazenar o que desejar. Esperamos que a dica seja útil e que você obtenha sucesso ao realizar o tutorial. Até uma próxima!

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.