Sinta o cheiro dos seus programas favoritos com esta TV japonesa

Imagem de: Sinta o cheiro dos seus programas favoritos com esta TV japonesa

(Fonte da imagem: Reprodução/ExtremeTech)

Com o avanço da tecnologia, temos hoje televisores com imagens cada vez mais nítidas e sistemas de som de qualidade cristalina. Graças à internet, podemos assistir praticamente qualquer coisa, a qualquer momento. Mas ainda não podemos sentir o aroma de nada do que estamos vendo.

No que depender de uma equipe de pesquisadores japoneses, isso será solucionado em pouco tempo. Em breve, nós conseguiremos sentir o cheiro de sangue ao assistir um episódio de Game of Thrones, por exemplo, através de uma televisão concebida especialmente para criar “efeitos 4D”.

Coolers e vapores

O televisor criado pelos desenvolvedores é uma tela de LCD normal que usa quatro coolers nos cantos da tela para criar uma experiência imersiva de olfato. Ao fundir e ajustar vapores alimentados por estas quatro correntes de ar, a equipe pode criar uma ilusão realística nos espectadores, que acreditam que o cheiro é proveniente de áreas localizadas na tela.

O fluxo de ar direcionado tem sua velocidade modulada pelos coolers e os cheiros vêm de “chips” de aroma de hidrogel que emitem o vapor quando são aquecidos.

O aparelho de TV foi desenvolvido por uma equipe de pesquisadores japoneses da Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio e foi apresentada em forma de protótipo na Conferência de Realidade Virtual do Instituto de Engenheiros Eletricistas Eletrônicos, uma ONG americana.

Apesar da demonstração dos japoneses, o tema não é novidade aqui no Tecmundo. Nós já falamos do SMELLIT, que utiliza uma série de essências para reproduzir combinações aromáticas, e também sobre a era dos aromas artificiais, que está para chegar.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.