Problema no gerenciamento de bitcoins faz o valor da moeda cair 23%

Imagem de: Problema no gerenciamento de bitcoins faz o valor da moeda cair 23%

Queda vertiginosa e posterior recuperação (Fonte da imagem: Reprodução/Bitcoin Charts)

Um problema no software que gerencia as transações com as bitcoins fez com que o serviço fosse totalmente paralisado, causando, assim, uma queda vertiginosa no valor de mercado da conhecida moeda virtual.

Segundo apurou o site Arstechnica, o problema aconteceu nos chamados “blockchains”, conjuntos de transações compartilhadas que são registradas pelo programa utilizado para gerenciar todas as negociações envolvendo a moeda.

Trocando em miúdos, esses “blockchains” aparecem a cada dez minutos e contém todas as transações ocorridas nesse período de tempo. Alguns “nós” presentes na rede de clientes que utilizam a moeda trabalham descobrindo esses blocos, resolvendo os seus respectivos bloqueios criptográficos.

Quando o “blockchain” é quebrado, ele é revelado para toda a rede. Com isso, todos os outros “nós” podem verificar as informações, comparando-as com as regras do sistema de bitcoins. Assim, se tudo estiver correto, os dados são confirmados e um novo bloco começa a ser trabalhado.

Bitcoin pode operar como um banco de verdade na França

O problema ocorrido teve a ver com esse processo. Um “blockchain” criado com a última versão do software de gerenciamento de bitcoins, a 0.8, não foi reconhecido como válido por alguns dos nós, travando toda a rede.

Problema resolvido e retomada de valor

Segundo o desenvolvedor Pieter Wuille, após muitas discussões de emergência, os gerenciadores do sistema resolveram fazer um downgrade, ou seja, voltar a utilizar somente a versão 0.7 do software que cuida das transações envolvendo bitcoins. Com isso, o problema foi resolvido e, de acordo com Wuille, nenhum usuário da moeda corre qualquer tipo de risco na hora de utilizá-la.

Durante todo esse processo, as transações envolvendo as Bitcoins tiveram que ser totalmente congeladas. Isso causou uma desvalorização quase que imediata de 23%, fazendo o valor da moeda cair de US$ 48 para US$ 37. Contudo, apesar do susto, ainda na tarde de ontem houve uma correção de rumo, e as bitcoins já estavam valendo 46 dólares.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.