Seu smartphone pode ser usado para jogar em realidade virtual em 3D

Imagem de: Seu smartphone pode ser usado para jogar em realidade virtual em 3D

No início do mês passado, o Tecmundo mostrou o Oculus Rift, um dispositivo de realidade aumentada que seria utilizado como um par de óculos dando a impressão de que o jogador estaria completamente imerso em determinado game. Agora, outro dispositivo, bem mais simples, foi criado por Stefan Welker e acopla um smartphone para servir de provedor de imagens e dar cabo de toda a jogatina.

Como podemos notar, as semelhanças com o Oculus Rift são muitas, mas o cerne da coisa é completamente diferente. No projeto de Welker, o smartphone toma o papel central para a criação da imersão virtual, sendo necessários softwares para dividir a tela e direcionar a imagem para os olhos através de lentes ajustáveis. Já o outro dispositivo necessita ser conectado a um computador para funcionar, fazendo o papel de “acessório de realidade aumentada”.

Fora isso, a criação de Stefan Welker é bem mais simples, se tratando apenas de um protótipo feito em uma impressora 3D. O Oculus Rift já é um produto finalizado quase chegando ao mercado.

No vídeo, você confere como Welker controla a visualização do campo de jogo a partir dos seus movimentos de cabeça, outra adaptação no software do smartphone para melhorar a imersão virtual. Até agora, o projeto dele funciona com o Nexus 4 e Galaxy Nexus. Além disso, é possível que o Galaxy S3 possa ser compatível da mesma forma.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.