Área 42: Como fazer o reator Arc do Homem de Ferro [vídeo]

Imagem de: Área 42: Como fazer o reator Arc do Homem de Ferro [vídeo]

O terceiro filme do Homem de Ferro deve estrear nos cinemas ainda este ano. Juntando isso com o fato de que muitas pessoas já pediram para montarmos um desses, no Área 42 desta semana nós vamos aprender a construir o reator Arc do filme Homem de Ferro, igual ao modelo construído por Tony Stark no primeiro filme da série.

A construção não é difícil, mas requer um pouco de atenção aos detalhes, já que o modelo trabalha com muitas peças diferentes. Contudo, como o Área 42 preza pela simplicidade, vamos trabalhar com materiais simples e fáceis de encontrar.

Lista de materiais

Corpo do reator

  • 1 cap de cano de PVC de 75 mm;
  • 1 adaptador de cano de PVC 60 x 50 mm;
  • 1 adaptador de PVC de 20 x 25 mm;
  • 2 arruelas de metal;
  • 1 tampa para ralo;
  • 1 tubo de cola quente grande;
  • 1 coador pequeno de plástico;
  • 1 transformador queimado;
  • 1 anel de chave;
  • 1 filtro de café;
  • Fita isolante.

Parte eletrônica

  • 12 LEDs azuis de alto brilho;
  • 6 resistores de 180 ohms;
  • 1 conector para ligar e desligar;
  • 3 baterias de 3 volts (o modelo utilizado nas placas-mãe);
  • Fios de cobre.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Além de todos esses materiais, nós vamos precisar de algumas ferramentas, como tesoura, alicate, estilete e, é claro, cola quente.

Dessa vez, a cola quente servirá tanto para fixar as peças quanto como matéria-prima para a montagem do nosso reator.

O transformador pode ser encontrado em praticamente qualquer fonte de alimentação ou carregador de celular. Caso você não ache nenhuma peça em casa, é possível procurar em qualquer loja de manutenção de aparelhos eletrônicos.

As duas arruelas de metal precisam ser uma menor que a outra. A maior delas precisa medir aproximadamente 50 mm de diâmetro, pois ficará presa no adaptador para canos de PVC.

Iniciando a montagem

O primeiro passo da montagem é preparar o material. O único objeto que precisaremos desmontar para construir o nosso reator será o transformador. Primeiro, vamos remover a cobertura de proteção que fica sobre os fios de cobre. Depois, é possível remover todas as peças de alumínio que ficam encaixadas na bobina. Veja como são as peças.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Nós vamos precisar do fio de cobre e de três dessas pequenas aletas de alumínio que ficam no transformador.

Em seguida, vamos pegar o cap para canos de 75 mm e posicionar o tubo de cola quente na borda. Se o tubo de cola for maior que o tamanho necessário para formar um círculo completo, basta cortar o excesso.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Continuando, aquecemos as duas pontas da cola na ponta da pistola e grudamos uma na outra.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Com essa parte pronta, vamos pegar uma caneta e marcar dez pontos em torno do tubo de cola. É importante garantir que todos tenham a mesma distância um do outro.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para completar, vamos enrolar um pedaço de fita isolante sobre cada uma das marcas.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Logo depois, precisamos enrolar o fio de cobre sobre os pedaços de fita. Essa é a parte mais demorada da montagem, já que é preciso enrolar os fios muito bem para garantir o design caprichado do reator.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Depois que o tubo de cola já estiver pronto, vamos aproveitar para cortar a borda superior do cap 75 mm. Veja uma peça já cortada e pintada, como deve ser tudo:

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Preparando o circuito de iluminação

Com os fios de cobre já enrolados, nós precisamos prender os LEDs na peça. Já que nós utilizamos um tubo de cola quente como base para essa parte, podemos utilizar a pistola para abrir os buracos e prender os LEDs.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Todos eles devem ser presos seguindo-se o mesmo padrão, ou seja, do mesmo lado. Como o positivo é sempre a haste de conexão maior, basta deixar todos os LEDs com essa parte para a esquerda.

Depois que todos os LEDs forem presos na cola, é preciso soldá-los. Vamos conectar cada par em paralelo e todos em série. Veja na imagem a seguir como deve ser o circuito.

Funciona assim: primeiro, soldamos 5 pares de LEDs, prendendo a haste menor (negativa) do primeiro na haste maior (positiva) do segundo. Depois disso, devemos soldar os resistores nas 5 hastes maiores (positivas) restantes.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para completar, separamos alguns fios de cobre e soldamos todos os positivos no mesmo ponto. Os negativos também devem ser todos unidos.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Depois disso, vamos fazer o mesmo com o último par de LEDs. Essa dupla será responsável por iluminar a parte central do reator e também poderá ser presa junto com os positivos e negativos do circuito.

Com os LEDs já posicionados no lugar, vamos preparar as baterias que vão fornecer energia para o conjunto. Para fazer isso, vamos empilhar 3 delas e prender um fio de cada lado. Para fixar bem o conjunto, utilizaremos bastante fita isolante.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O próximo passo é prender o switch no fio positivo, junto à bateria.

Para terminar, prendemos o fio positivo na trilha positiva de LEDs e o fio negativo na trilha negativa do circuito. Basta seguir o esquema do circuito que não tem erro.

Montando a parte central do reator

Se você chegou até aqui, pode ficar tranquilo, pois a parte central do reator é uma das mais simples. Tudo o que precisamos são as duas argolas de metal, o adaptador de canos 50 x 60 mm e o adaptador para canos 20 x 25 mm.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Basicamente, o que devemos fazer é prender uma argola na outra, colar o adaptador menor no meio e colar tudo isso dentro da parte menor do adaptador grande.

 

Para facilitar, nós colocamos uma peça já montada ao lado, já pintada com tinta dourada; veja como é.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O reator do filme possui um anel de metal na parte de dentro. Para reproduzir essa parte, nós vamos utilizar uma tampa de ralo. Como são muitos os modelos disponíveis no mercado, você precisa procurar uma até encontrar aquela que atenda às suas necessidades; veja como nós fizemos estes dois modelos.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Tudo o que você precisa fazer é medir a peça para que ela encaixe entre a parte de dentro do arco externo do reator e a parte interna dele. Depois disso, bastar cortar e, se você quiser, pode pintar para dar um ar mais caprichado ao conjunto.

Finalizando o projeto

Com todas as peças preparadas, vamos finalizar a montagem unindo o que ainda falta. A parte central (cortada da tampa de ralo) deve ser posicionada no centro do reator. Em seguida, conectamos a outra peça central abaixo dela. Para fixar tudo, alguns pingos de cola quente devem ser suficientes.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O orifício central do reator possui uma espécie de tela com a iluminação por baixo dela. Para conseguir esse efeito, pegamos o coador e o filtro de café e cortamos dois círculos iguais. Em seguida, prendemos tudo no lugar com alguns pingos de cola.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para completar a parte de baixo, ajeitamos os fios, a bateria e o switch no espaço que sobrou no meio e posicionamos o reator já montado dentro da base preparada no início da montagem.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Os detalhes finais ficam na parte de cima. Vamos precisar de um anel de chaves e três peças metálicas removidas do transformador no início da montagem. Devemos medir a distância exata de cada uma delas até o centro e dobrar ou cortar conforme necessário.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para finalizar, passamos um fio de cobre sobre a parte externa do reator, com alguns pingos de cola para simular a solda.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Pronto! Agora é só construir o resto da armadura!

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Participe do Área 42

Você gostaria de participar do Área 42? Você pode fazer isso de duas maneiras. A primeira é enviando sugestões e ideias, e a segunda é enviando fotos de projetos que você construiu com o que mostramos aqui. Lembre-se de caprichar nas fotos e enviar junto o seu nome completo, idade e cidade.

Envie um email para: area42@bxk.com.br

Participação dos leitores

Desta vez, nós temos duas participações. A primeira é do Daniel Lôbo, de Governador Valadares — MG, que gostou da luminária feita com uma lâmpada queimada e decidiu modificar o projeto. Em vez de colocar um LED simples, o Daniel utilizou um LED que muda de cor com o tempo, conseguindo um efeito muito legal.

(Fonte da imagem: Daniel Lôbo)

A segunda participação é a do Wesley Ribeiro, de Piracicaba — SP. Ele seguiu à risca nossas instruções e fez um suporte para notebooks como ensinamos aqui no Área 42.

(Fonte da imagem: Wesley Ribeiro)

Gostou dos projetos? Faça como eles e não deixe de enviar a sua participação.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.