Erro 404: os 5 fatos mais inexplicáveis da tecnologia [ilustração]

Imagem de: Erro 404: os 5 fatos mais inexplicáveis da tecnologia [ilustração]

A tecnologia pode ser criada com base em estudos realizados por especialistas em ciências exatas, mas é impossível dizer que a aplicação dela seja exata. Reiniciar um modem pode funcionar para melhorar sua conexão, mas pode também fazer com que ela seja perdida de vez. Quem explica isso? E esse é apenas um rápido exemplo de fatos inexplicáveis relacionados ao tema.

Há quem diga que existem duendes vindos das profundezas para estragar todos os eletrônicos que encontrarem no caminho. Se isso é verdade, nós humanos jamais saberemos. Mas o que importa hoje é pensar nos fatos mais inexplicáveis desse mundo. Confira agora mesmo o nosso Top 5 de acontecimentos sobrenaturais que assolam as vidas humanas desde o início dos tempos tecnológicos.

5. O sumiço do controle remoto

Domingo à tarde. A família está toda reunida para torcer para o Esporte Clube Ciano de Arapiraca, em um jogo que vale vaga para as quartas de final da terceira divisão do Campeonato Alagoano de Futebol Amador. De repente — não mais que de repente —, a matriarca aparece de supetão e troca de canal para assistir a “só um pedacinho” do programa do Bubu.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Revolta geral na casa. Todo mundo ameaça internar a simpática senhorinha em um asilo. Choros de todos os lados fazem o apelo dramático da situação, até que as pazes são feitas e todos concordam em voltar ao futebol. Problema resolvido, certo? Errado! ONDE ESTÁ O CONTROLE REMOTO? Ele foi perdido no meio daquela confusão toda e agora não há o que ser feito.

Você pode estar pensando em “trocar de canal pelos botões da própria televisão”, mas eles estão todos quebrados. Todos já procuraram em todos os lugares, o que inclui os vãos do sofá, a caminha do cachorro e até mesmo as lixeiras que podem estar por perto. A procura termina quando todos percebem que o jogo já deve ter acabado. Triste, o filho mais velho vai à geladeira pegar um suco. O controle está lá.

4. Os celulares autodestrutíveis

Há muitas coisas no mundo que estragam sem que as pessoas façam algo errado. É verdade, os eletrônicos têm prazo de validade indeterminado, mas uma hora eles vão parar de funcionar. Só que esse nem é o maior mistério quando falamos de celulares, computadores ou outros aparelhos similares. O que mais nos intriga são as destruições físicas que acontecem às vezes.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Você coloca o celular no bolso e caminha da sua casa até a padaria, que fica quase ao lado. Compra seus cinco pães e um pacote de biscoitos de gengibre e paga tudo com seu cartão de débito. Volta para casa e, ao pegar o celular novamente, percebe que existe uma pequena rachadura de SEIS POLEGADAS — a tela tem apenas quatro, mas a rachadura faz uma curva que a permite ter seis.

Outra situação complicada: o smartphone está um pouco sujo e você não consegue nem mais enxergar o que é mostrado por trás daquelas três camadas de gordura e impressões digitais. Você pega sua camiseta de puro algodão e tenta limpar, afinal de contas nada pode dar errado. O problema é que você acabou de fazer um risco profundo no telefone novo. De onde surgiu essa lâmina na sua roupa? Ninguém sabe.

3. Vírus de computador também vêm pelo ar

Muitas vezes os nossos computadores são acometidos por um mal virtual que se chama malware. Vírus também fazem parte disso e podem destruir sonhos digitais — OK, não é para tanto. Por isso, você já deve estar cansado de ouvir falar em modos de se proteger dos vírus existentes na internet, por isso só acessa sites seguros e também utiliza um bom antivírus.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

E mesmo fazendo tudo direito, há muitas pessoas que têm seus computadores invadidos pelas pragas virtuais. Qual é a melhor explicação para isso? Não sabemos. Afinal de contas, ninguém clicou no link para as “fotos_da_festa_ficaram_ótimas.exe” e também não acessou nenhuma página suspeita, não é mesmo?

Ah, mas o histórico está apontando para páginas de conteúdo adulto? Todos os emails foram abertos e os links foram clicados? E não foi você que fez isso? Isso sim é um mistério.

2. Arquivos que se dissipam

No começo do texto, nós contamos que a tecnologia não é muito exata. Os seus arquivos mais importantes são uma grande prova disso, pois, quando você mais precisar deles, vai perceber que eles foram excluídos em algum momento do passado. E nós sabemos que você tem certeza de que não os apagou, mas eles não estão onde deveriam estar. Isso é culpa de quem?

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

“Mas Tecmundo, eu fiz backup!”. Fez mesmo, jovem Padawan? “Fiz sim, Tecmundo! Tá no PC, SkyDrive, Gmail, Hotmail, Dropbox, DVD, pendrive, disquete, no meu celular e até mesmo em uma câmara criogênica!”. Pois é, amigo! O sumiço do seu arquivo extremamente importante acaba de entrar para a nossa lista de fatos inexplicáveis da tecnologia.

1. Fone de ouvido enrola sozinho

Há uma lenda que diz o seguinte: “Se você quer que seu tênis nunca mais fique com os cadarços desamarrados, coloque fones de ouvido no lugar deles. Quando você menos perceber, eles estarão amarrados”. Os motivos para isso, ninguém sabe — e é por essa razão que a história veio parar aqui na nossa lista.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Não importa o quanto você tome cuidado ao guardar o seu fone de ouvido — nas bolsas, caixas especiais e até mesmo em elásticos —, ele vai se embolar sozinho. Há boatos de que os duendes da desorganização trabalham arduamente para deixar todos os fones do mundo embolados, mas até hoje não conseguimos encontrar provas concretas disso. Qual a sua aposta?

.....

Atenção: este artigo faz parte do quadro "Erro 404", publicado semanalmente no Baixaki e Tecmundo com o objetivo de trazer um texto divertido aos leitores do site. Algumas das informações publicadas aqui são fictícias, ou seja, não correspondem à realidade.

Ilustrações por: Aline Sentone

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.