MIT desenvolve técnica de "impressão 4D"

Imagem de: MIT desenvolve técnica de "impressão 4D"

Você ainda sofre com sua impressora 2D (aquela que serve para realizar a impressão de textos e imagens em folhas comuns), que insiste em travar nos momentos mais importantes? Pois alguns pesquisadores do MIT já possuem uma técnica que permite a impressão em quatro dimensões — e ainda faz isso sem travar ou entupir os cartuchos. Parece revolucionário, não é mesmo?

Pois é quase isso. Com a utilização de uma impressora 3D, os pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology conseguiram criar um objeto tridimensional capaz de se transformar com o tempo — formando assim a quarta dimensão necessária para que ele possa ser considerado 4D. Mas não se trata de um material inteligente que pode se modificar por livre vontade; há muitos cálculos envolvidos.

Os responsáveis pelo projeto utilizaram um material que possui propriedades físicas que se alteram na presença de água. Como você pode ver no vídeo (acelerado para que você perceba melhor a movimentação), o processo é muito lento, mas acontece sem a interferência de outros elementos (com exceção da água, é claro, que funciona como a fonte de energia). Segundo os cientistas, essa movimentação transforma o impresso em algo quadridimensional.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.