Se você é fã de quadrinhos e adora quando uma história vai parar no cinema ou ganha uma nova série, já está preparado para ver mudanças na história. Como o cinema e a TV têm uma dinâmica diferente das HQs, algumas transformações são necessárias para que o público tenha a leitura adequada da trama — e isso inclui cenário, enredo, núcleo do personagem principal e até mudanças nos poderes do super-herói, o power-swapping.

Alguns poderes são simples ou estranhos demais para se encaixarem na trama. Por isso, eles são suavizados com algum fato científico, ou o roteirista desapega e reescreve os poderes por completo. Sabe em qual sequência o power-swapping é mais usado? No filme com o maior número de personagens com poderes, o X-Men. Outros roteiros também se aproveitaram do power-swapping; será que você se lembra de algum? Aqui listamos 13 vezes em que filmes e seriados mudaram poderes do personagem.

13. TOAD (X-MEN)

Os poderes mais constantes são as habilidades de sapo — força maior na parte inferior do corpo (que permite grandes saltos), capacidade de se apegar a superfícies, bem como uma língua alongada e pré-angular. Na primeira versão do filme de X-Men, Toad também era um gênio mecânico com o poder adicional de cuspir uma gosma que poderia endurecer para ser incrivelmente forte e durável. Liberdade criativa?

12. JUGGERNAUT (X-MEN: O CONFRONTO)

O filme retrata Juggernaut como um mutante que se tornou imparável ao ganhar impulso. No entanto, ele nunca foi um mutante nos quadrinhos. Cain Marko foi o irmão de Charles Xavier que se juntou aos militares, foi implantado na Coreia e recebeu os poderes da entidade Cyttorak, tornando-se um Juggernaut humano com uma incrível força mística e impulso imparável. Era menos poderoso e mais místico.

11. COLOSSUS (DEADPOOL)

O Colossus de Deadpool é uma versão com mais presença do que nos quadrinhos. O personagem recebeu seu sotaque russo, moldura maciça, superforça e corpo metálico! O que o Deadpool deixa de lado é a habilidade de Colossus de ligar e desligar sua armadura metálica.

10. HOMEM-ARANHA

O Homem-Aranha tem os poderes de uma aranha — andar pelas paredes em diferentes ângulos, pular grandes distâncias e lançar teias, certo? Não exatamente. Nos quadrinhos, a teia do Homem-Aranha não é parte dos seus poderes, mas sim uma criação de Peter Parker. No filme Homem-Aranha de 2002, o lançamento da teia realmente faz parte dos seus poderes, sendo produzida organicamente pelo próprio corpo.

9. DOCTOR DOOM

Victor von Doom foi um gênio da feitiçaria e da ciência com poder de trocar de mente com os outros e outras habilidades místicas, como a invocação de entidades. Após sofrer um acidente, adota a identidade Doctor Doom e cria um terno de armadura para se cobrir e aumentar suas habilidades.

Ambas as versões do filme do Doctor Doom reescreveram sua história.

No Quarteto Fantástico de 2005, Doom sofre com a radiação cósmica, ficando com pele metálica, eletrocinese e capacidade de absorver e redirecionar a energia. No filme de 2015, fica preso no Planeta X e é afetado por um líquido misterioso fundido em seu terno espacial, ganhando telecinesia e controle sobre os elementos do planeta.

8. MCU CAPTAIN AMERICA

O Capitão América surgiu quando Steve Rogers queria servir nas forças armadas dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial e foi escolhido para o programa supersoldado, que o transformou em um pico de força física e vitalidade. A versão Marvel Cinematic Universe de Steve é muito mais forte do que sua homóloga de quadrinhos. Ele sempre foi super-humano, mas de um jeito mais modesto.

7. BANE (BATMAN: O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE)

Fugitivo de uma das prisões mais severas do mundo, a fonte de poder de Bane muda nas histórias.
Na HQ, Bane foi escolhido para ser um sujeito de teste para um medicamento altamente parecido com esteroides. Bane sobreviveu aos testes, mas deve tomar o medicamento a cada 12 horas para sobreviver. No filme, a força de Bane vem de sua máscara, que lhe dá um gás que adormece a dor.

6. EMMA FROST (X-MEN ORIGENS: WOLVERINE)

A rainha branca tem dois poderes: uma poderosa telepatia e a capacidade de se transformar em diamante sólido. Emma pode realizar técnicas psíquicas avançadas, como projeção astral e controle mental. Quando se volta para o diamante, Emma é quase indestrutível e imune a qualquer ataque psíquico externo. No filme X-Men Origens: Wolverine, Emma possui apenas o último poder.

5. ABE SAPIEN

O corpo anfíbio de Abe lhe deu a capacidade de respirar debaixo d'água e caminhar em terra, bem como uma forma de imortalidade. Ele também consegue aumentar força, velocidade, agilidade e durabilidade e é um excelente lutador. Já no filme Hellboy, de 2004, Abe não é muito forte nem bom lutador, e sua força vem de sua inteligência e de habilidades psicométricas. Além disso, a versão filme de Abe requer um aparelho de água para respirar em terra.

4. ATOM (ARROWVERSE)

No filme Homem-Formiga, foi Atom quem teve seus poderes alterados. Seu cinturão é substituído por um terno de força. Embora o traje de Atom ainda dê a Ray Palmer a capacidade de encolher, ele não é inicialmente retratado com essa habilidade — em vez disso, surge com um terno de ferro. O terno melhora a força e a velocidade e lhe concede a habilidade de voar e de encolher, que aparece mais tarde na série.

3. NEGASONIC TEENAGE WARHEAD (DEADPOOL)

Negasonic Teenage Warhead tem um nome enganador, já que na HQ seus poderes não são tão destrutivos assim. Na comic, a Negasonic tem o poder de criar qualquer coisa do nada, com habilidade de manipular a realidade no nível quântico. A versão Deadpool não teve medo de ousar e deu para a personagem poder adequado ao seu nome — a capacidade de criar explosões que detonam de seu corpo.

2. SCARLET WITCH

Nos quadrinhos, Scarlet Witch tem a capacidade de alterar a realidade e a probabilidade através do uso da magia do caos... o que, convenhamos, é bastante nebuloso! A primeira aparição completa de Wanda foi em Era de Ultron e, em vez de ser uma bruxa que deforma a realidade, possuía telequinesia, telepatia, hipnose e projeção de energia. Ela recebe um conjunto mais concreto de poderes que atuam como manipulação da realidade.

1. DEADPOOL (X-MEN ORIGENS: WOLVERINE)

Deadpool possui um fator de cura super-humano, com musculatura resistente, força, agilidade e reflexos super-humanos. Na primeira interpretação na tela, X-Men Origens: Wolverine, seu poder de cura acelerada foi substituído por poderes de vários outros mutantes, como teletransporte, visão a laser e katanas adamantium retrátil em seus braços.

Esse texto foi escrito por Camila Carbornar via N-experts.