Estudo diz que filmes 3D podem deixar as pessoas "doentes"

Imagem de: Estudo diz que filmes 3D podem deixar as pessoas "doentes"

(Fonte da imagem: Reprodução/OculosBlog)

Com o lançamento de “Avatar”, o mundo do cinema voltou a enxergar com bons olhos as produções em três dimensões — tanto que diversos outros filmes do gênero já foram lançados. No entanto, diversas pessoas que foram assistir a histórias desse gênero se sentiram mal.

Agora, um estudo da Universidade de Roma, encabeçado pelo professor Angelo Solimini, coloca a culpa desse mal-estar no próprio 3D. Segundo os resultados dessa pesquisa, os filmes em três dimensões fazem com que grande parte dos espectadores se sinta doente de diferentes maneiras.

Dependendo da pessoa, é provável que ela sinta os olhos cansados, dores de cabeça, tontura e até mesmo vontade de vomitar. A princípio, os sintomas devem passar assim que você retirar os óculos 3D, mas tudo depende do seu organismo e de como ele vai lidar com esse mal-estar.

Uma pesquisa extensa

Solimini conta que teve a ideia de realizar essa pesquisa depois de assistir a um filme 3D e constatar que várias pessoas se sentiram mal durante a apresentação da produção. Para saber o que estava acontecendo, ele reuniu 497 adultos saudáveis, com o objetivo de entrevistá-los sobre o assunto.

Em um primeiro momento, parte do grupo assistiu a uma produção em 2D e a outra a um filme em 3D. Depois disso, todos eles responderam a um mesmo questionário, que tinha perguntas sobre a saúde deles e sobre a maneira como eles se sentiram durante a apresentação das histórias vistas.

Com isso, o professor constatou que 55% do pessoal que assistiu ao filme em três dimensões se sentiu mal de alguma maneira, enquanto apenas 14% dos entrevistados que viram produções 2D apresentaram algum sintoma. Um resultado expressivo como esse mostra que o 3D é realmente o causador de mal-estar em diversas pessoas e não um caso isolado.

Mas e qual é a causa?

De acordo com os estudos do professor Solimini, isso acontece pelo fato de que o olho humano não está acostumando a trabalhar com as três dimensões como acontece nos filmes. Ele se esforça muito para focar as imagens corretamente, o que resulta em um desconforto contínuo para quem está usando os óculos 3D.

Além disso, sintomas recorrentes podem ser “ativados” com as produções em três dimensões, de modo que a sua enxaqueca seja desencadeada com uma simples ida ao cinema. No entanto, isso não é uma regra, de modo que você pode assistir aos filmes que quiser sem se preocupar.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.