Precisamos combinar, a Netflix tem ajudado bastante nos momentos de descanso em finais de semana e feriados. Afinal, nada mais simples do que escolher um filme ou uma série com apenas alguns cliques ou toques na tela, certo? Pensando nisso, reunimos aqui 10 séries para você fazer maratona. Gostou? Então, prepare a pipoca, se ajeite no sofá e confira:

1. Stranger Things


Como não abrir esta lista sem falar de uma das séries mais populares do momento? Stranger Things foi lançada no ano passado, direto na Netflix. A série é ambientada nos anos 80 — tanto que possui várias referências da cultura pop da época — e se passa na cidade fictícia de Hawkins, nos EUA. Lá, há um laboratório realizando experimentos misteriosos, inclusive envolvendo humanos. Em determinado momento, um garoto desaparece de forma estranha, e seus amigos vão procurá-lo. Na semana passada, a segunda temporada de Stranger Things foi lançada, se tornando um dos assuntos mais comentados do Twitter mundialmente.

2. Grey’s Anatomy


Se você esteve antenado, com certeza ouviu falar do lançamento da 14ª temporada de Grey’s Anatomy. A série, que está no ar desde março de 2005, conta a trajetória de Meredith Grey, desde quando entrou para o hospital Seattle Grace como uma interna até quando se torna médica residente. A série tem personagens bem humanizados, então é difícil que você assista sem se identificar com ninguém. Além disso, eles passam por momentos e decisões difíceis, assim como a gente. O mais legal? As 13 temporadas estão disponíveis na Netflix.

3. Bates Motel


Você conhece o filme Psicose? Trata-se de um clássico do terror, que foi lançado em 1960 e dirigido por Alfred Hitchcock e mostra os eventos sinistros que ocorrem quando uma moça que fugiu após roubar dinheiro de seu trabalho se hospeda no motel Bates, cujo dono é Norman Bates. A série Bates Motel mostra tudo o que aconteceu antes dos eventos do filme — inclusive a relação de Norman com sua mãe, crucial no filme de Hitchcock. A série foi muito elogiada pela crítica, por seu suspense forte e roteiro impecável. As quatro primeiras temporadas estão disponíveis na Netflix.

4. Breaking Bad


É verdade que essa série não é mais tão recente, mas Breaking Bad possui um roteiro tão bem feito que vale a pena relembrá-la. Walter White é um professor de Química que, subitamente, descobre que está com câncer de pulmão. Então, ele se une a um ex-aluno para começar a fabricar — ou, melhor dizendo, cozinhar — metanfetamina para vender e deixar algum dinheiro para a família depois de sua morte. Os atores fizeram um ótimo trabalho, e Breaking Bad com certeza vai te fisgar.

5. Black Mirror


Se você acha que a tecnologia só traz coisas boas, precisa assistir Black Mirror. A série, lançada em 2011, mostra o lado obscuro de todas as coisas de que gostamos: internet, aparelhos televisivos e, principalmente, redes sociais. O bacana é que cada episódio é independente, de modo que você pode assistir a qualquer um sem se preocupar em ter visto o anterior. A crítica elogiou bastante a produção, por causa dos questionamentos e do retrato da relação entre as pessoas e a tecnologia. Ah, o nome da série faz referência à tela preta que é a sua TV quando está desligada, assim como o celular na sua mão, a tela do seu computador etc.

6. Supernatural


Você já deve ter ouvido falar dos irmãos Winchester, certo? Se não, aqui vai: Sam e Dean Winchester perderam a mãe em um acidente misterioso que… Bem, teve dedo de forças sobrenaturais e obscuras. Então, o pai dos garotos os ensinou a combater os seres sobrenaturais, com várias técnicas de defesa e até como matar diferentes demônios. Desde então, os Winchester percorrem diversos lugares dos EUA lutando contra seres obscuros. A série está no ar desde 2005, e 13 temporadas estão disponíveis na Netflix.

7. 13 Reasons Why


Leitor, essa é a sua fita. Seja bem-vindo à história de Hannah Baker, uma garota que comete suicídio. Então, para deixar todos os envolvidos bem cientes do que fizeram (ou não) para levá-la a essa decisão, ela grava 13 fitas destinadas a cada uma dessas pessoas. A série possui uma temática forte e pesada e trouxe diversas discussões importantes, como bullying, depressão e suicídio. A série é original da Netflix e foi baseada no livro de mesmo nome.

8. Vikings


Os fãs de mitologia nórdica vão curtir essa série. O protagonista, Ragnar Lothbrok, acredita que é um descendente direto de Odin e decide partir para conquistar novas terras e reinos. A série possui fotografia impecável e mostra vários costumes da época transmitidos de geração para geração por tradição oral, assim como as tradições religiosas. Vikings ganhou diversos prêmios de efeitos sonoros e visuais. A quinta temporada foi lançada neste ano, e as quatro anteriores estão disponíveis na Netflix.

9. Suits


Aqui, temos uma produção com um tema um pouco mais sério. Lançada em 2011, a série conta a história de Mike Ross, um garoto talentoso que possui uma excelente memória e foi expulso do colégio. Essa capacidade permitiu que ele tivesse boas notas nas provas de admissão dos cursos de Direito, mesmo sem qualquer diploma. Então, um dos melhores advogados de Manhattan faz alguns testes com o garoto e acaba aceitando-o como um associado. Ao longo da série, Harvey e Mike vão criando uma bela amizade, junto de aprendizado sobre o mundo jurídico. A série possui sete temporadas, e todas estão disponíveis no Netflix.

10. Sense8


Oito pessoas totalmente desconhecidas, cada uma vivendo em um local diferente do mundo. Mesmo assim, todas estão conectadas mental e emocionalmente. Doido, né? Will, Riley, Capheus, Sun, Lito, Kala, Wolfgang e Nomi são chamados de sensates devido a essa conexão e podem sentir, comunicar e até mesmo utilizar o conhecimento e a linguagem uns dos outros. A série possui duas temporadas, sendo que a segunda foi lançada neste ano. A Netflix acabou cancelando a produção, mas não fique tão triste: haverá um episódio especial de despedida.

Este texto foi escrito por Danielle Cassita via N-Experts.