Área 42: Como fazer um alto-falante com fita-crepe [vídeo]

Imagem de: Área 42: Como fazer um alto-falante com fita-crepe [vídeo]

Aqui no Área 42, você já aprendeu a montar um modelo completo de alto-falante e até mesmo viu como fazer para transformar um HD antigo em um equipamento deste tipo.

O que vamos fazer agora é desenvolver um alto-falante incrivelmente simples, construído com fita-crepe, um imã e alguns centímetros de fio de cobre esmaltado.

Materiais

  • Fita-crepe;
  • Fio de cobre esmaltado;
  • 1 imã forte;
  • 1 conector P2;
  • 1 pedaço de papelão.

O fio de cobre esmaltado pode ser de qualquer espessura, contudo, quanto mais fino ele for, melhor será o resultado. É muito fácil encontrar esse tipo de material em equipamentos eletrônicos danificados, pois ele pode estar dentro de motores e fontes de alimentação. O imã pode ser retirado de um HD antigo ou danificado.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Montagem

Vamos iniciar a montagem pegando o pedaço de papelão e posicionando algumas tiras de fita-crepe sobre ele: veja que a parte com a cola deverá ficar para cima, pois essa parte será a responsável por segurar o fio de cobre no lugar. Para completar, aplicamos algumas tiras de fita nas bordas para fixar tudo direitinho.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Com a base devidamente preparada, vamos começar a enrolar a bobina: ela será montada de fora para dentro. Para fazer a primeira volta, devemos utilizar um cilindro como base para poder manter o formato o mais simétrico possível. No nosso caso, utilizamos um pote plástico com aproximadamente 10 cm de diâmetro.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Com a primeira volta já pronta, basta continuar enrolando, seguindo sempre o formato do primeiro círculo. Quanto mais simétricas as voltas ficarem, melhor.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Quando o fio finalmente não tiver mais espaço para ser enrolado, puxamos um pedaço para baixo, em linha reta. Essa parte deverá ser isolada do restante da espiral com mais um pedaço de fita crepe.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Com as duas pontas do fio soltas, vamos raspar o esmalte delas com o estilete e, em seguida, ligar os dois fios no conector P2.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Ligando nosso experimento

Nós optamos por ligar o alto-falante em um conjunto de caixas de som de computador que possui uma saída P2. O objetivo disso é evitar que algum aparelho eletrônico possa ser danificado, uma vez que nosso dispositivo não está nas mesmas especificações de um conjunto-padrão.

Para fazer o som sair, simplesmente aproxime o imã do centro da bobina.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Esse alto-falante não é o máximo em eficiência, mas mostra muito bem como funciona a propagação do som. A eletricidade que sai do aparelho de som passa pelos fios, que reagem com o campo magnético do imã, produzindo as vibrações e, consequentemente, o som!

Uma experiência simples e interessante!

Participe do Área 42

Você gostaria de participar do Área 42? Você pode fazer isso de duas maneiras. A primeira é enviando sugestões e ideias, e a segunda é enviando fotos de projetos que você construiu com o que mostramos aqui. Lembre-se de caprichar nas fotos e enviar junto o seu nome completo, idade e cidade.

Envie um email para: area42@bxk.com.br

Participação dos leitores

Desta vez, nós temos duas participações. A primeira é do Romarks Cesar, que gostou do projeto do carregador portátil para celular e decidiu botar a mão na massa.

(Fonte da imagem: Romarks Cesar)

A segunda é do Vitor: ele aproveitou a dica do amplificador de som para smartphone e construiu o seu próprio modelo, utilizando um pote de detergente e uma garrafa pet.

(Fonte da imagem: Vitor)

Não deixe de enviar a sua participação.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.