NVIDIA Tegra 4i: um processador mais eficiente e que integra 4G LTE

Imagem de: NVIDIA Tegra 4i: um processador mais eficiente e que integra 4G LTE

(Fonte da imagem: Reprodução/NVIDIA)

O NVIDIA Tegra 4 foi anunciado há pouco tempo — em janeiro, durante a CES 2013 —, mas a fabricante já está com uma nova opção para os consumidores. Hoje a NVIDIA revelou que vai colocar um novo processador no mercado: o Tegra 4i. E apesar de possuir um clock de processamento um pouco mais elevado, o novo chip será mais fraco que o modelo mostrado no mês passado.

O grande diferencial do novo Tegra 4i está na integração de uma função que será cada dia mais importante: o modem 4G LTE. Isso mesmo, com os novos processadores da NVIDIA os smartphones poderão se conectar às redes de altíssima velocidade para que ofereçam mais qualidade de navegação aos consumidores. Tudo isso com um gasto menor de energia, pois o chip ainda oferece muita eficiência energética.

Não há pretensão de a empresa fabricante instalar o novo chip nos smartphones e tablets mais avançados, mas sim nos celulares um pouco mais modestos — os mid-end, que costumam conseguir excelentes números de vendas. Os dispositivos mais poderosos ainda serão o foco do Tegra 4, que possui mais capacidade de vídeo e também suporta mais memória do que o novo modelo.

NVIDIA Phoenix: um smartphone de referência

Para mostrar um pouco mais da qualidade do novo processador, a NVIDIA estará no MWC 2013 com um modelo de referência, o Phoenix. Tudo o que um smartphone com o Tegra 4i puder oferecer estará sendo exibido no aparelho. Ele terá tela de 5 polegadas e resolução Full HD, além de possuir apenas 8 milímetros de espessura.

(Fonte da imagem: Reprodução/NVIDIA)

Apesar de se tratar de um smartphone de referência, surgem várias dúvidas em relação às reais intenções da NVIDIA para ele. Será que a empresa fabricante de processadores estaria disposta a entrar em mais um mercado, com seu próprio aparelho celular? É possível que tenhamos a resposta para isso durante o MWC, que acontece no fim deste mês.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.