Facebook: como remover o seu perfil das buscas

Imagem de: Facebook: como remover o seu perfil das buscas

Tire o seu perfil das buscas (Fonte da imagem: iStock)

As redes sociais tornaram a nossa vida na internet muito mais pública do que ela era há alguns anos. Porém, mesmo que você possua um perfil no Facebook, pode nem sempre ter vontade de que as suas publicações apareçam nos mecanismos de busca, por exemplo, considerando tal fato como uma forma de “invasão de privacidade”.

O que poucos sabem é que o próprio Facebook oferece uma opção para remover o seu perfil dos mecanismos de busca. Ficou interessado em realizar essa alteração? Basta ler o tutorial abaixo para entender como realizá-la.

Atenção: vale apenas reforçar que este é um tutorial um pouco mais iniciante, voltado especialmente para quem ainda não conhece muito bem as configurações de privacidade do Facebook.

Retirando das buscas

Com o seu perfil do Facebook já aberto no navegador, comece clicando no botão de configurações que está presente na parte superior direita da tela, logo após o seu avatar e o link para voltar à página inicial. Então, escolha a alternativa “Configurações de privacidade”.

Acessando as configurações de privacidade (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, no setor “Quem pode me procurar?”, localize a alternativa “Você deseja que outros mecanismos de busca exibam um link da sua linha do tempo?” e clique em “Editar”.

Abrindo as opções (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Então, desmarque a alternativa “Permitir que outros mecanismos de busca exibam um link para a sua linha do tempo”.

Desmarcando a opção (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, uma janela é exibida na tela para confirmar as alterações. Nela, você deve clicar em “Confirmar”.

Terminando a operação (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Concluída essa configuração, o seu perfil passa a não ser exibido nos mecanismos de busca quando alguém fizer uma pesquisa pelo seu nome. No entanto, a alteração em si leva alguns dias para começar a ter efeito (visto que ela ocorre quando houver a atualização dos dados nessas ferramentas).

Considerações finais

Um ponto importante que você precisa ter em mente é o fato de que as coisas que você compartilha como públicas ainda podem aparecer nas buscas. Da mesma forma, publicações e comentários em páginas ou grupos abertos, bem como posts adicionados no fórum do Facebook também se mantêm nos resultados.

Além disso, essa modificação não o deixa invisível na busca interna da rede social. Para garantir que você possua maior privacidade dentro do próprio Facebook, é necessário ajustar as suas configurações para tal, como restringir o público dos seus posts e bloquear estranhos, por exemplo.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.