Windows 8: como rodar aplicativos do Android

Imagem de: Windows 8: como rodar aplicativos do Android

Quem utiliza um smartphone com o sistema operacional Android instalado pode estar acostumado com algumas funcionalidades e praticidades que os PCs nem sempre conseguem oferecer. Embora muitos apps tenham versões para celulares e computadores, às vezes as ferramentas oferecidas são diferentes nos dispositivos.

Existem alguns emuladores para Android que permitem instalar e utilizar os apps do sistema mobile, mas nem sempre eles funcionam de forma apropriada e acabam dando mais dor de cabeça do que ajudando. Porém, quem utiliza o Windows 8 conta com mais uma carta na manga.

Trata-se de uma aplicação que simula as configurações de um smartphone no PC e permite a instalação de quase todos os apps desenvolvidos para o SO portátil da Google. Abaixo, você confere algumas dicas de como utilizar esse aplicativo e utilizar suas aplicações preferidas fora do Android.

Você vai precisar de...

  • Bluestacks instalado no computador.

Baixar BlueStacks

A instalação do Bluestacks é bem simples e não requer nenhum conhecimento avançado. Na primeira tela do processo, é preciso aceitar os termos do contrato do aplicativo. Para isso, é só clicar no botão “Continue”, presente na parte inferior direita da janela.

Feito isso, agora é só esperar até que os arquivos necessários sejam copiados para o disco rígido do seu computador. A transferência dos itens pode levar algum tempo. Quando tudo estiver pronto, o Bluestacks será executado automaticamente.

Como funciona

Por padrão, a tela inicial do Bluestacks traz uma lista com alguns dos apps mais baixados do Android nos últimos tempos. Alguns aplicativos já são pré-instalados, como o Twitter e Facebook. Para conferir todas as ferramentas adicionadas, é só acessar a guia “My Apps”, presente na parte superior da interface.

O sistema de busca do programa utiliza três fontes diferentes para localizar o app desejado. Além do Google Play, você também pode baixar o instalador a partir da Amazon Apps ou outras fontes nas quais você confia.

Para iniciar a busca por um app, clique sobre a lupa presente na parte superior da tela. Na janela que aparecer, digite o nome do aplicativo ou o termo desejado na caixa de texto mostrada. Uma lista com os resultados será apresentada. O próximo passo é clicar no botão “Install” presente ao lado do aplicativo desejado e escolher a fonte da qual ele será baixado.

O Google Play

Se você optar pelo uso do Google Play para o download dos apps, será necessário fazer o login na loja do Android com um email. Você pode inserir o mesmo endereço utilizado para acessar os apps no smartphone, mas pode ser que alguns apps vinculados à sua conta não funcionem como deveria no simulador.

Por isso, o mais recomendado é utilizar outro email ou criar uma conta em um serviço de correio eletrônico apenas para conseguir baixar e instalar os apps do Google Play. A configuração dessas informações será solicitada quando você acessar a loja do Android pela primeira vez no Bluestacks.

Sincronizando com o PC

A terceira opção presente na barra de ferramentas superior do programa é a “1-Click Sync”. Com ela, você pode sincronizar os aplicativos presentes no seu smarphone com aqueles instalados no computador por meio do Bluestacks.

Para que a comunicação entre os dispositivos seja possível, você precisa ter o app “BlueStacks Cloud Connect” instalado no seu celular e seguir as etapas de configuração mostradas na tela do computador.

Baixar BlueStacks Cloud Connect

Demais configurações

Não há muito segredo no uso do Bluestacks. As funcionalidades oferecidas são bem parecidas com aquelas presentes nos smartphones com Android. Obviamente, a forma de acessar as ferramentas é diferente no simulador. No lugar dos dedos, você utiliza o mouse para fazer o clique e o teclado para inserir texto.

O acesso às configurações do aplicativo pode ser feito por meio da discreta barra de ferramentas, presente na parte inferior da interface. Como acontece nos smartphones, o botão central da aplicação leva você de volta à tela inicial do aplicativo.

Você também pode escolher se o Bluestacks será executado no modo de tela cheia ou janela. Para isso, é só clicar sobre o botão mais à direita da barra de ferramentas. Logo ao lado dessa opção, você encontra a tecla responsável por tirar screenshot da tela do programa e compartilhar o conteúdo nas redes sociais.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.