Cobrir São Paulo inteira com WiFi é impossível, afirma especialista

Imagem de: Cobrir São Paulo inteira com WiFi é impossível, afirma especialista

(Fonte da imagem: Reprodução/SWU)

No início deste mês o Tecmundo noticiou um projeto em andamento na cidade de São Paulo que visa cobrir o município inteiro com WiFi gratuito para os moradores. Entretanto, apesar das boas intenções, alguns especialistas afirmam que esse projeto é inviável e que, provavelmente, será difícil coloca-lo em prática.

Em entrevista ao Olhar Digital, o presidente da Linktel, Jonas Trunk, apontou as características físicas do município como um dos principais empecilhos. “Numa cidade como a nossa, que é uma selva de pedra, é muito complicado. Se põe o transmissor muito baixo tem problema de vandalismo, se põe muito alto o sinal não funciona”, afirmou.

Cidades como Nova York, nos Estados Unidos, Taipei, em Taiwan, e Paris, na França, são apenas algumas das que disponibilizam WiFi gratuito nas ruas para os seus moradores. No Brasil, a Secretaria Municipal de Serviços de São Paulo iniciou os estudos de viabilidade para transformar essa ideia em realidade.

Primeiros testes

O primeiro local a receber a novidade deverá ser a Avenida Paulista, indo em seguida para as regiões periféricas, sempre priorizando áreas públicas como praças e parques. Entretanto, embora os governantes queiram que os primeiros pontos de acesso estejam disponíveis já na metade do ano, tecnicamente os profissionais afirmam que isso é quase impossível.

Em Copacabana, no Rio de Janeiro, foram necessários três meses para colocação das antenas e, embora o espaço lá seja maior, as condições são muito mais favoráveis à propagação do sinal. Já em São Paulo, essa instalação levaria entre cinco e seis meses para ser concluída.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.