USP é a 19a colocada entre as melhores universidades do mundo

Imagem de: USP é a 19a colocada entre as melhores universidades do mundo

Prédio da Reitoria da Universidade de São Paulo. (Fonte da imagem: Reprodução/USP)

A Universidade de São Paulo (USP) é uma das instituições brasileiras com o maior índice de dificuldade no seu teste seletivo — e o seu ensino é realmente ótimo, tanto que estudantes de várias partes do país tentam conseguir uma vaga na instituição. E, no final das contas, tanta qualidade foi reconhecida por veículos de informação internacionais.

Na edição de 2013 da Webometric Ranking of World, a USP ocupa a 19ª colocação entre as melhores universidades do mundo. Para que a pesquisa desse certo, foi levado em consideração o conteúdo disponibilizado pelas instituições na internet, com foco no processo de geração de conhecimento científico.

Apesar de essa ser uma ótima avaliação, em 2012, a USP foi considerada a 15° melhor universidade do mundo. Mesmo assim, a instituição é considerada a melhor da América Latina e a única da região a figurar entre as 100 primeiras colocadas — até o ano passado, a Universidade Federal de Santa Catarina estava na 98° posição.

Não, não é uma competição

Segundo o órgão responsável por essa listagem, o objetivo não é o de competir, mas o de estimular a publicação de conhecimento na internet. Por conta disso, são avaliados quatro critérios diferentes: número de páginas encontradas pelo Google, quantidade links externos direcionados à instituição em questão e volume de pesquisas encontradas e de itens publicados através do Google Scholar.

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.