Sony criou caixas acústicas com tecnologia da NASA

Imagem de: Sony criou caixas acústicas com tecnologia da NASA

(Fonte da imagem: Reprodução/PopSci)

Quando a NASA ainda era uma “criança” e tinha o projeto de mandar a sua primeira nave espacial para fora do planeta, um grande problema surgiu. Como o veículo estaria em um local sem gravidade, não havia como fazer com que o combustível fosse guiado utilizando as maneiras convencionais.

Para solucionar essa questão, os engenheiros da época criaram um líquido chamado ferrofluido, que pode ser guiado por correntes eletromagnéticas — e você já deve ter visto algo sobre ele aqui no Tecmundo. Hoje em dia, esse produto é usado em diversas áreas, como a engenharia automotiva e a computação.

A Sony aproveitou a invenção

(Fonte da imagem: Reprodução/PopSci)

Uma das empresas que andam aproveitando a criação da NASA é a Sony. A companhia usou o ferrofluido para construir caixas acústicas mais modernas do que as que são encontradas tradicionalmente no mercado. Dessa maneira, elas são menores do que as “concorrentes” e possibilitam uma qualidade de som maior.

Tudo isso só foi possível pelo fato de que eles trocaram uma peça fundamental para o funcionamento de caixas de som: a centragem (que também é conhecida como aranha). Esse elemento tem a função de segurar a bobina no lugar certo, de forma que ela vibre de maneira correta e o som seja produzido.

No lugar dessa peça, a Sony colocou microanéis com ferrofluido. Por conta disso, as bobinas das novas caixas acústicas continuam no lugar certo, mas sem a fricção causada pela centragem. Com isso, a qualidade de som aumenta, mesmo com a utilização de frequências altas.

Além disso, essa melhoria faz com que as novas caixas consumam menos energia do que as convencionais — a média de economia é de 35%. Dessa maneira, elas podem ser consideradas um produto “verde”.

Tudo tem um preço

Se você ficou interessado e está pensando em adquirir essa novidade, saiba que vai ser necessário desembolsar uma quantia de dinheiro considerável. O conjunto de Home Theater que contém as novas caixas acústicas custa cerca de R$ 1,8 mil — valor que fica um pouco acima da média dos produtos deste gênero.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.