Como funciona o Ask.fm?

Imagem de: Como funciona o Ask.fm?

(Fonte da imagem: Divulgação / Ask.fm)

Com uma forma diferente de interação entre as pessoas, o Ask.fm está fazendo cada vez mais sucesso na internet, principalmente entre o público mais jovem. A ideia da rede social é permitir que qualquer um possa fazer perguntas para quem tem um perfil cadastrado no serviço.

O Tecmundo já mostrou todos os passos para criar uma conta no Ask.fm. Agora, separamos algumas dicas e informações interessantes que podem ajudar aqueles que aderiram à rede social há pouco tempo.

Se você está tendo alguma dificuldade em fazer perguntas privadas, adicionar amigos à sua lista de contatos e alterar as informações do seu perfil, não deixe de conferir os tópicos apresentados abaixo.

Adicionando amigos

Em uma rede social, quanto maior for a sua lista de amigos, mais interessante fica a utilização do serviço. No Ask.fm, você pode adicionar seus conhecidos à lista de contatos utilizando nome completo, email, localização ou nome de usuário. Veja como é fácil.

1) Clique na opção “Amigos”, presente na barra de ferramentas superior do serviço.

2) Na página que abrir, pressione o botão “Encontrar amigos” e aguarde alguns instantes.

3) A tela seguinte traz uma caixa de texto para você digitar os dados da pessoa que deseja localizar. Clique em “Procurar” para que a pesquisa seja iniciada.

4) Os resultados são mostrados logo abaixo do campo de busca.

5) Para seguir uma das pessoas listadas, selecione o botão “+ Seguir”, presente ao lado de cada um dos itens apresentados.

Você também pode aproveitar a sua lista de contatos no email, Facebook ou Twitter para ver quem já está utilizando o Ask.fm e adicioná-lo como amigo. Para isso, é só clicar nas opções “por e-mail”, “facebook” ou “twitter” exibidas na parte superior da tela de pesquisa.

Como responder a uma pergunta?

Assim como no Facebook, a barra de ferramentas do Ask.fm reúne diversas notificações da rede social, mostrando quando há novas perguntas, solicitações de contatos e respostas às indagações feitas por você.

Para responder a uma pergunta, clique no ícone representado pelo ponto de interrogação que aparece na barra de ferramentas superior da tela. Uma lista com todas as questões feitas para o seu perfil será mostrada. Agora, escolha um dos itens e selecione a opção “Responder” exibida logo abaixo do título.

Na tela que aparecer, insira o texto no campo mostrado na tela e clique em “Responder”. Você pode compartilhar a sua resposta na timeline do Facebook. Para isso, é só marcar o item presente em “Compartilhar:” antes de enviar o conteúdo.

Respostas em vídeo

Uma das funcionalidades mais legais do Ask.fm é a que permite gravar um vídeo para responder a um questionamento feito por outra pessoa. Assim, quando o assunto é um pouco mais polêmico ou exige uma argumentação mais elaborada, fica mais fácil falar do que escrever longos textos.

Para enviar uma resposta em vídeo, é só acessar a lista de perguntas enviadas para o seu perfil e clicar na opção “Gravar resposta em vídeo” presente logo abaixo do título da indagação desejada.

Na tela seguinte, o navegador irá solicitar permissão para acessar sua webcam. Clique em “Permitir” e depois em “Fechar”. Agora é só pressionar o botão vermelho presente no centro do vídeo e gravar sua reposta. Para finalizar o processo, não se esqueça de selecionar a opção “Responder”.

Alterando as informações do perfil

Ter o perfil sempre atualizado é uma das melhores maneiras de ajudar seus amigos a encontrar você na rede social. Além disso, suas informações também servem para que pessoas com gostos parecidos aos seus possam adicioná-lo à lista de contatos.

Clicando na opção “Configurações”, presente na barra de ferramentas do serviço, você tem acesso a todos os dados adicionados na hora do seu cadastramento. Para modificar algum dos itens, é só selecionar o conteúdo presente no campo desejado e digitar a nova informação.

Depois de atualizar tudo, basta clicar em “Salvar” e aguardar que os dados sejam armazenados. Os campos apresentados na cor cinza não podem ser editados.

Personalização da página

Na tela de configurações do Ask.fm, você pode personalizar algumas características da sua página da rede social. Além da foto de exibição, que pode ser alterada a qualquer momento na guia “perfil”, também é possível colocar uma imagem de fundo diferente daquela oferecida por padrão no serviço.

Para isso, acesse a aba “design” e selecione uma das figuras listadas para ser exibida como plano de fundo da sua página. Caso nenhuma das artes satisfaça o seu gosto, é possível carregar um arquivo do seu computador. É só clicar no botão “Selecionar arquivo...”, presente na parte inferior da tela, e escolher uma das fotos armazenadas em seu disco rígido.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.