App de Android infecta o smartphone e o computador no qual ele é conectado

Imagem de: App de Android infecta o smartphone e o computador no qual ele é conectado

(Fonte da imagem: Reprodução/Kapersky)

Os vírus e malwares que tentam invadir nossos computadores e smartphones estão ficando cada vez mais ousados, passando de uma plataforma para outra sem grandes problemas. O mais novo caso encontrado é o de um vírus que pode se apossar do seu Android e, em seguida, passar para o seu computador, ameaçando a sua segurança.

A Kaspersky, empresa conhecida pelos seus produtos que lutam contra vírus e malwares, encontrou um aplicativo na Google Play Store que coloca em risco a sua segurança. Chamado DroidCleaner, o app copia as características de outros programas que limpariam o seu Android, mas tem fins bem mais nefastos.

Assim que o DroidCleaner é instalado no seu Android, ele trata de se apoderar de algumas funções importantes, podendo fazer o que bem entender com elas. As funções são as seguintes:

  • Enviar mensagens SMS;
  • Ativar Wi-Fi;
  • Reunir informações sobre o aparelho;
  • Abrir links no browser;
  • Upload de arquivos do cartão SD;
  • Enviar arquivos ou pastas específicos para um servidor;
  • Upload de todas as mensagens SMS;
  • Deletar todas as mensagens SMS;
  • Upload de contatos, fotos e coordenadas do aparelho para um servidor.

Veja que não é algo para se ignorar, já que você se torna refém das pessoas por trás do aplicativo. Por isso, é preciso de muito cuidado na hora de instalar apps no seu aparelho.

Como se não fosse suficiente...

Além de tomar conta do seu Android, o vírus ainda traz consequências para o seu computador. Assim que ele é instalado no seu smartphone, ele trata de preparar alguns arquivos na memória. Quando o celular é conectado a um computador, o vírus envia esses arquivos para a máquina.

Depois de secretamente instalados, os arquivos são menos nocivos do que no aparelho celular, mas não deixam de trabalhar contra você. O seu microfone é ativado em segredo e o que é falado é enviado para um servidor na internet. Até o momento, essa foi a única função encontrada no computador, mas não deixa de ser preocupante.

Vale lembrar que é sempre importante ter antivírus e outros programas que protejam o seu smartphone e computador. Clique aqui e aqui para ver uma lista de aplicativos que podem ser úteis para você.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.