Quais países estão mais preocupados com o futuro?

Imagem de: Quais países estão mais preocupados com o futuro?

(Fonte da imagem: Reprodução/Shutterstock)

Um grupo de pesquisadores britânicos resolveu descobrir quais países estão mais preocupados com o futuro. Para isso, eles analisaram as buscas feitas no Google em 45 nações as quais possuíam termos que remetessem ao ano anterior ou seguinte.

O conceito é bastante simples: no final de 2011, os parâmetros traçados pelos cientistas pegavam pesquisas que continham os termos “2010” e “2011”. O mesmo foi feito no fim do ano passado. Assim, eles estabeleceram o que foi chamado de "Índice de Orientação para o Futuro".

No relatório referente a passagem de 2011 para 2012, o Brasil aparece na terceira colocação. Contudo, o nosso país caiu para a 9ª colocação na análise mais recente, embora o índice brasileiro tenha apresentado um leve aumento. As três nações mais ligadas com o que irá acontecer em 2013 são Alemanha, Suíça e Japão, respectivamente.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tobias Preis e Susannah Moat)

A que conclusão chegamos?

Com bases nos resultados e índices alcançados, os pesquisadores chegaram à conclusão de que a maior preocupação com o futuro está diretamente ligada com o sucesso econômico do país. Nas discussões do artigo, liderado por Tobias Preis, da Universidade de Warwick, e publicado na revista Nature, é explicado:

"Nós vemos dois motivos principais para essa relação. Primeiro, esses resultados podem refletir diferenças internacionais na atenção ao futuro e ao passado, onde um foco no futuro dá suporte ao sucesso econômico. Em segundo lugar, esses resultados podem refletir diferenças internacionais no tipo de informação procurada online, talvez devido a influências econômicas sobre a infraestrutura disponível da internet”.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.