Amfibus: o ônibus à prova de enchente

Imagem de: Amfibus: o ônibus à prova de enchente

Já faz quase um mês e meio que a maior cidade brasileira enfrenta uma das principais ameaças ao seu pleno funcionamento. As chuvas torrenciais que têm caído sobre São Paulo há mais de 40 dias fez com que a cidade que nunca para, finalmente fosse obrigada a esperar – pelo menos um pouco.

Muitas pessoas perderam eletrodomésticos, móveis, carros e todo o tipo de objeto pessoal que foi atingido pelas cheias de rios próximos aos bairros. Isso não acontece só na capital paulista. O Paraná também teve regiões que ficaram isoladas devido às chuvas.

Um caso bastante forte foi o desabamento da rodovia que fazia a ligação da cidade de Sengés ao restante do estado. A pista desabou, criando um enorme buraco, deixando os moradores praticamente ilhados.

Diversas cidades brasileiras sofreram com enchentes e milhares de pessoas tiveram seus carros arrastados. Em consequência disso, os motores pifaram ao entrar em contato com a água.

Uma invenção inglesa poderia ser de grande utilidade para os locais atingidos pelas cheias em decorrência das chuvas iniciadas em de dezembro de 2009.

O Amfibus é o nome do ônibus que possui uma tecnologia com capacidade de tirar muita gente de situações bastante complicadas. Criado para substituir o sistema de ferryboat da Holanda, o sistema de transporte anfíbio é bastante prático e tem características bem peculiares.

Como o nome já especifica, um ônibus anfíbio é capaz de se locomover tanto na terra, quanto na água sem problema algum. Isso acontece graças ao casco projetado para que o ônibus flutue enquanto jatos d’água impulsionam o veículo a uma velocidade de oito nós.

O projeto foi criado com o intuito de substituir os antigos ferryboats que ligavam Renfrew a Yorker, na Holanda. Ao todo, o Amfibus pode carregar 50 passageiros e custa 700 mil libras. Sem dúvida é uma solução muito mais barata do que o sistema anterior, que já somava 500 anos e altíssimos custos de manutenção.

O ônibus anfíbio  pode resolver alguns problemas quando as enchentes chegam às cidades!

Esta troca representa um avanço incrível no sistema de transporte holandês. Partir de um meio de locomoção com aproximadamente meio milênio para os ônibus anfíbios é um salto e tanto. São medidas desse tipo que incentivam cada vez mais os grupos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas das engenharias.

Em alguns anos, a tecnologia adotada na produção dos cascos, motores e circuitos elétricos pode ser utilizada em carros e ônibus convencionais. Isso já ajudaria muito a reduzir os prejuízos causados pelas chuvas e certamente economizaria muito dinheiro na hora de fazer os reparos no veículo que foi inundado.

Depois de tantas chuvas e inundações, não seria interessante estudar um projeto semelhante apara as nossas principais cidades? Sem dúvida nenhuma, o Amfibus seria uma excelente maneira de fazer com que a cidade não precisasse parar toda vez que uma enchente acontecesse.

Iniciativas na área de pesquisa e desenvolvimento seriam bem-vindas nas terras tupiniquins. Entretanto, é necessário conscientizar a sociedade de maneira geral – incluindo os dirigentes e a população – de que é preciso tomar medidas preventivas para que as enchentes não aconteçam.

Fique de olho em mais novidades no Baixaki!

Até a próxima!

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.