iPhone 3GS: como aumentar o desempenho do aparelho

Imagem de: iPhone 3GS: como aumentar o desempenho do aparelho

O iPhone 3GS foi lançado distante ano de 2009. De lá pra cá, três novos modelos chegaram para reclamar o posto de iPhone mais poderoso. Porém, a idade “avançada” faz com que o preço do aparelho encontre-se atualmente em um patamar relativamente razoável, com diversas operadoras fazendo promoções do modelo.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O aparelho possui um hardware ultrapassado e está longe de ser considerado top de linha, mas, com alguns ajustes, ele pode servir muito bem para a grande maioria das atividades do dia a dia.

Desativando a busca pelo Spotlight

O Spotlight é um serviço de indexação de arquivos que pode facilitar a busca por documentos, músicas e aplicativos instalados no dispositivo. Contudo, ele também pode tornar o sistema um pouco mais lento.

 

Para resolver esse problema, você pode desativar o recurso acessando o a tela de Ajustes, depois entrando em “Geral” e “Busca do Spotlight”. Em seguida, basta desmarcar todos os itens da lista.

Dados da internet

Assim como acontece nos navegadores dos computadores, os browsers dos smartphones acumulam dados em cache. Eles são úteis na hora de navegar por locais já visitados anteriormente, mas com o tempo podem deixar o aparelho mais lento.

Para limpar os dados do Safari no seu dispositivo iOS, acesse a configuração do aparelho e procure pelo item “Safari”. Lá dentro, toque na opção para limpar os dados.

Mantenha o seu aparelho atualizado

É notório que, a cada nova versão do iOS, mais pesado fica o sistema. Isso se deve a vários motivos: inclusão de novos recursos, melhorias, compatibilidade, entre outros. Com isso tudo, é normal imaginar que o iPhone 3GS já não consiga acompanhar a evolução do sistema operacional e acabe ficando mais lento.

 Entretanto, a Apple mantém o sistema otimizado para esse aparelho, desativando recursos não suportados pelo modelo. Além disso, alguns softwares de terceiros são desenvolvidos para trabalhar melhor com as versões mais atuais do sistema operacional.

Dessa forma, para garantir que o seu iPhone 3GS funcione da melhor maneira possível, certifique-se de manter o sistema sempre atualizado.

Fuja do Jailbreak

O jailbreak proporciona facilidades e modificações que vão de simples a complexas nos dispositivos da Apple. Entretanto, o iPhone 3GS já não suporta tantas modificações quanto antes devido aos recursos limitados de hardware.

(Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)

Como o jailbreak envolve a instalação de alguns softwares que ficam rodando na memória do aparelho quase permanentemente, os 256 MB de memória não são suficientes para suportar tranquilamente essas alterações, tornando o sistema do aparelho mais “pesado” e causando lentidão no sistema.

iCloud

O iCloud é o serviço de armazenamento na nuvem lançado pela Apple junto com o iOS 5. Ele é integrado aos iDevices e permite que sejam feitas cópias de alguns dados (email, contatos, calendário, anotações, entre outros) diretamente na nuvem, em tempo real.

Para melhorar o desempenho do seu iPhone 3GS e garantir mais desempenho nas atividades cotidianas, desative o iCloud.

Notificações

Se você não é do tipo que precisa receber avisos sobre menções no Twitter ou a cada comentário recebido em uma postagem do Facebook, desative as notificações do sistema. É possível selecionar de quais aplicativos você vai continuar recebendo avisos, portanto selecione apenas aqueles que forem extremamente úteis para você.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para fazer isso, acesse a tela de configurações do aparelho e entre no item “Notificações”. Lá dentro, é só desativar os programas que não vão fazer falta para você.

Vai jogar? Feche todos os aplicativos abertos na memória

Os aplicativos abertos em segundo plano não atrapalham o funcionamento do aparelho. Mas, quando você vai tentar executar algum game, eles podem ser um problema. Para garantir que não existam travamentos durante a execução dos aplicativos, acesse o gerenciador de tarefas pressionando rapidamente duas vezes o botão Home. Depois, feche todos os programas abertos na memória e execute o seu game tranquilamente.

Outra dica interessante para os jogadores é desativar a internet antes de jogar. Dessa maneira, você evita que o iPhone 3GS gaste recursos preciosos em aplicações desnecessárias para o momento (como Wi-Fi ou 3G), impedindo que você bata todos os recordes de Temple Run 2, por exemplo.

Restauração completa do sistema

Algumas vezes, simples ajustes podem não resolver o problema definitivamente. Para garantir o máximo de desempenho do seu iPhone 3GS, reinstale o sistema operacional através do iTunes. A dica aqui é não recuperar o backup dos dados feito antes da restauração. Em vez disso, configure o aparelho como “um novo iPhone” na hora que o iTunes perguntar o que você deseja fazer com o iPhone recém-restaurado.

Lembre-se que você deve ter salvos a sua agenda de contatos, compromissos e demais documentos importantes no iCloud antes de tomar essa medida mais drástica.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.