Paleontólogos encontram tubarão pré-histórico no sertão do Ceará

Imagem de: Paleontólogos encontram tubarão pré-histórico no sertão do Ceará

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Folha de S. Paulo (Voltaire P. Neto, 2013))

Um grupo brasileiro de pesquisas paleontológicas anunciou a descoberta de uma espécie de tubarão pré-histórico no sertão do Ceará — que, de acordo com estudiosos, foi um enorme rio em tempos remotos. A espécie pertence a uma linhagem atualmente extinta e ainda não havia sido catalogada.

Batizado de Planohybodus marki — em homenagem ao paleontólogo Mark Van Tomme, já falecido —, o animal foi encontrado na bacia de Lima Santos, cerca de 100 quilômetros ao norte da região do Araripe, onde se localiza um importante sítio arqueológico da região.

Com cerca de um metro de comprimento, poderia ser facilmente confundido com um tubarão atual. “À primeira vista, pelo olhar de um leigo, ele seria parecido com um tubarão dos dias de hoje. Mas esse tubarão era distinto em aspectos importantes, como o posicionamento da boca”, afirmou o paleontólogo Felipe Pinheiro, do Laboratório de Paleontologia e Vertebrados da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), em entrevista à Folha de S. Paulo.

Graças aos dentes

Como o corpo dos tubarões é feito essencialmente de cartilagens, o grupo de estudiosos precisou utilizar outro expediente para identificar o achado. “Em geral, o que nós encontramos fossilizados são os dentes”, disse Pinheiro à Folha. “Por eles já é possível inferir tamanho e outras características."

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Folha de S. Paulo (Voltaire P. Neto, 2013))

A descrição da nova espécie foi publicada na revista especializada “Cretaceous Research”. Embora seja uma espécie relativamente comum em outras porções do globo, o tubarão raramente é encontrado na América do Sul — há apenas duas espécies descritas para o Brasil —, fornecendo, portanto, material rico para compreender a separação entre a África e a América do Sul.

"[A descoberta dessa espécie] é mais uma peça no quebra-cabeça que ajuda a explicar como animais tão bem-sucedidos foram, aos poucos, sendo substituídos pelos tubarões atuais", conclui o cientista ao referido jornal.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.