1,6 bilhão de smartphones foram produzidos em 2012

Imagem de: 1,6 bilhão de smartphones foram produzidos em 2012

(Fonte da imagem: Reprodução/VentureBeat)

2012 foi um ano bastante positivo para o mercado de smartphones, que enviou às lojas de todo o mundo nada menos que 1,6 bilhão de aparelhos. Segundo um relatório desenvolvido pela Strategy Analytics, a Samsung foi a empresa que se destacou nesse sentido: durante o ano passado, a companhia sul-coreana produziu 396,5 milhões de dispositivos da categoria.

“Incentivada pela forte demanda pelos modelos da linha Galaxy, a Samsung teve um desempenho estelar, enviando um número recorde de 396,5 milhões de smartphones para todo o mundo e registrando uma fatia de 25% do mercado, o que a solidificou no primeiro lugar”, afirmou o analista Neil Shah em um texto divulgado pela Strategy Analytics.

A principal competidora da Samsung foi a Apple, que enviou às lojas 135,8 milhões de aparelhos, valor 46% superior ao ano anterior. As duas companhias registraram recordes de produção durante 2012, que marcou um período de lucros inédito na história de ambas.

Crescimento discreto

Embora tenha perdido espaço, a Nokia ainda detém 21,3% do mercado global de smartphones, prova de que ela ainda tem condições de competir contra suas rivais. Durante o último ano, a companhia finlandesa enviou 335,6 milhões de aparelhos às lojas, valor inferior aos 417,1 milhões de dispositivos produzidos por ela em 2011.

Embora o número de aparelhos produzidos seja surpreendente, ele representa somente um aumento de 2% no número registrado em 2011. Isso se deve principalmente à desaceleração dos mercados europeu e norte-americanos, nos quais operadores enfrentam dificuldades em convencer clientes antigos a fazer o upgrade de seus gadgets.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.