Especialista transforma tempestades solares em música [vídeo]

Imagem de: Especialista transforma tempestades solares em música [vídeo]

De acordo com o site The Atlantic, o homem que você pode ver no vídeo acima — Robert Alexander — é um especialista em sonificação que trabalha na conversão dos mais variados tipos de dados em sons. Assim, ele pode, por exemplo, utilizar séries de números que representam a velocidade do vento ou as variações da bolsa de valores e transformar essas variáveis em informações sonoras. Fascinante, não é mesmo?

Alexander vem trabalhando em um projeto, que consiste em criar uma espécie de trilha sonora para o Sol. Para isso, ele utiliza dados coletados pela sonda espacial SOHO — que faz parte de um projeto conjunto entre a NASA e a ESA para estudar a estrela —, manipulando essas informações para reproduzir os dados na forma de sons. O interessante é que os ritmos e padrões criados por Alexander têm ajudado muito a equipe de cientistas que está estudando o Sol.

Para que você entenda melhor o trabalho de Alexander, ele percebeu, por exemplo, um zumbido único em um dos sons solares que ele havia manipulado. Depois de analisar melhor esse dado específico, ele se deu conta de que esse ruído poderia ajudar os pesquisadores a detectar os níveis de carbono no Sol. Essa informação, por sua vez, é bastante útil para medir a temperatura das erupções solares. Uma incrível forma de combinar arte, ciência e tecnologia!

Você pode ativar as legendas em português— elas não estão perfeitas, mas a qualidade é relativamente boa — no menu do vídeo.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.