Como funcionam as caixas acústicas sem fio?

Imagem de: Como funcionam as caixas acústicas sem fio?

(Fonte da imagem: Reprodução/Urban Gear)

As caixas acústicas wireless surgiram nos mesmos padrões nos quais as caixas de som convencionais foram criadas. Então, surge a dúvida: como elas funcionam e o que faz com que elas sejam tão especiais? Neste artigo, vamos guiar você em uma exploração no interior desses equipamentos.

Entendendo o básico

Já parou para pensar em como o som se propaga nessas simples caixas? Entenda: a peça que vibra com a saída do som é chamada de cone ou diafragma, uma superfície flexível que se move para fora e para dentro. É o diafragma que vai criar as mudanças na pressão atmosférica, vibrando e “criando” o som.

Como ocorre a vibração

No centro do cone fica acoplado um eletroímã, chamado de bobina. Existe também o ímã permanente, que mantém o campo magnético sem eletricidade, localizado atrás da bobina do outro lado do cone.

O ímã do centro do diafragma e o que fica atrás da bobina fazem com que as caixas de som tenham força para puxar e empurrar na hora da propagação do som.

Isso acontece porque os ímãs têm dois polos: o norte e o sul. O ímã permanente tem sempre os mesmos polos norte e sul, mas os eletroímãs podem ter polos variados, que mudam de acordo com o fluxo da eletricidade.

Essa variação faz com que o campo magnético do ímã permanente empurre e puxe a bobina, induzindo o diafragma a fazer o seu trabalho.

Os atuais padrões de transmissão e o sistema wireless

Os sistemas atuais trabalham com a transmissão de um protocolo chamado SKAA, um padrão de alta qualidade que usa dispositivos portáteis como fontes de sons. Esses sistemas podem ser conectados a qualquer gadget sem fio que tenha o suporte SKAA.

Por operar na banda de frequência de 2,4 GHz, amplamente usada por aparelhos eletrônicos sem fio em todo o mundo, o SKAA adotou um protocolo patenteado, denominado Walking Frequency Diversity (WFD) para evitar conflitos com outros equipamentos.

As caixas acústicas têm sido refinadas de várias formas com o passar dos anos. As peças agora são desenhadas geometricamente com o auxílio de um software que ajuda a encontrar o seu melhor formato. Elas são revestidas em cerâmica anodizada com ouro, uma modelagem que melhora a alta frequência da saída do som.

Os principais condutores são feitos de material rígido, originalmente desenvolvido para motores a jato. Os fabricantes garantem que são altamente resistentes a flexões ou dobras.

Explorando uma caixa acústica de dentro para fora

Conheça um pouco das suas peças e o que elas fazem.

Receptor sem fio

Localizado no núcleo dos alto-falantes, o receptor-base SKAA entrega o áudio sem barulhos e ruídos.

Driver C-CAM

O cone condutor é revestido com uma camada ultrafina de cerâmica de alumina para dissipar o calor.

Cúpula de ouro C-CAM

É uma modelagem avançada que move o rompimento do som além da faixa de 35 kHz, maior do que a capacidade que o ouvido humano consegue captar.

Vantagens e desvantagens das caixas de som com wireless

Além de não ter nenhum fio na conexão das caixas de som, o wireless ajuda a simplificar o seu ambiente, pois você pode posicionar as caixas onde quiser sem se preocupar em tropeçar ou precisar esconder os fios.

(Fonte da imagem: Reprodução/R7)

Porém, existem algumas poucas desvantagens desse sistema. Como as caixas de som precisam de energia, é bastante provável que cada uma precise estar conectada em uma tomada, dependendo do tempo de uso.

Outro pequeno problema é a largura de banda, pois as caixas de som carregam muitas informações em forma de sinais elétricos que, misturados aos sinais do wireless, podem ter suas performances prejudicadas em alguns casos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.